Do processo de entrevista para a ferramenta InterVIU

  • Ricardo Rodrigues Nunes UNIRIO
  • Wallace Ugulino UNIRIO
  • Mariano Pimentel UNIRIO

Resumo


Neste artigo é apresentado o desenvolvimento da ferramenta InterVIU, que foi baseado na abordagem do projeto CommunicaTEC. Um processo de colaboração é modelado para ser executado por uma ferramentacomputacional genérica e um estudo exploratório é conduzido para identificar os problemas no processo e as mudanças necessárias para aprimorá-lo para o meio computacional. As alterações no processo são refletidas em novos mecanismos implementados na ferramenta InterVIU. A principal característica da ferramenta é permitir um especialista ser entrevistado por um grupo, com o objetivo de obter menos perguntas sem resposta ao final da dinâmica.

Referências

Lage, Nilson. Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Medina, Cremilda. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 2002.

Minicucci, A. (2001) Técnicas do trabalho de grupo, Atlas, 3ª ed.

Nunes, R. R. ; Barbosa, C. ; Pimentel, M. . Técnica Entrevista como Dinâmica Educacional. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. SBIE 2008, 2008.

Pessoa, E. (2002) “Entrevist@: uma ferramenta de bate-papo para entrevistas.” Projeto Final de Bacharelado em Informática. Rio de Janeiro: IM/UFRJ.

Pimentel, M. (2006) CommunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração. In: SBSI 2006, 2006, Curitiba, PR. III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Curitiba, PR : SBC.

Pimentel, M., Gerosa, M. A., Filippo, D., Raposo, A., Fuks, H. e Lucena, C.J.P. (2006) Modelo 3C de Colaboração no desenvolvimento de sistemas colaborativos. Anais Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Natal – RN.

Ugulino, W., Nunes, R. R., Oliveira, C. L., Pimentel, M., Santoro, F.M. (2008) Dos processos de colaboração para as ferramentas: a abordagem de desenvolvimento do projeto CommunicaTEC. Proceeding of XIV Brazilian Symposium on Multimedia and the Web: II Workshop of Business Process Management.
Publicado
20/05/2009
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Ricardo Rodrigues; UGULINO, Wallace; PIMENTEL, Mariano. Do processo de entrevista para a ferramenta InterVIU. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 5. , 2009, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 85-96. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2009.6168.