Modelo Mental como Informação de Contexto para apoio à Aprendizagem Organizacional

  • Andreia Pereira UNIRIO
  • Flávia Maria Santoro UNIRIO

Resumo


A gestão do conhecimento vem sendo encarada como uma forma de desenvolvimento e fonte de aprendizagem para as empresas. No entanto, identificar o conhecimento relevante que deve ser compartilhado não é uma tarefa trivial. Elencar apenas informações de como uma tarefa foi realizada, o contexto (onde, quando ou quem a realizou), não provê todo o entendimento necessário para quem busca aquele conhecimento. Aspectos do contexto relacionados aos profissionais envolvidos na tarefa também são importantes e devem ser considerados. Como proposta para representar estes aspectos será elaborado um modelo, utilizando ontologia. Futuramente, para avaliar a proposta será realizado um estudo de caso.

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Publicado
20/05/2009
PEREIRA, Andreia; SANTORO, Flávia Maria. Modelo Mental como Informação de Contexto para apoio à Aprendizagem Organizacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 5. , 2009, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 300-305. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2009.6187.

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