Modelo Mental como Informação de Contexto para apoio à Aprendizagem Organizacional
Resumo
A gestão do conhecimento vem sendo encarada como uma forma de desenvolvimento e fonte de aprendizagem para as empresas. No entanto, identificar o conhecimento relevante que deve ser compartilhado não é uma tarefa trivial. Elencar apenas informações de como uma tarefa foi realizada, o contexto (onde, quando ou quem a realizou), não provê todo o entendimento necessário para quem busca aquele conhecimento. Aspectos do contexto relacionados aos profissionais envolvidos na tarefa também são importantes e devem ser considerados. Como proposta para representar estes aspectos será elaborado um modelo, utilizando ontologia. Futuramente, para avaliar a proposta será realizado um estudo de caso.
Referências
Baker, J. M., Sinkula, W. E. (1999) “Learning Orientation, Market Orientation, and Innovation: Integrating and Extending Models of Organizational performance”, Journal of Market-Focused Management, vol. 4, nº 4, p. 295-308.
Bazire1, M., Brézillon, P. (2005) “Understanding Context Before Using It”, Context 2005, LNAI 3554, p. 29 – 40, Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
Beer, M., Sven, Voelpel, C., Leibold, M., Tekie, E. B. (2005) “Strategic Management as Organizational Learning: Developing Fit and Alignment through a Disciplined Process”, Long Range Planning, vol. 38, p. 445-465.
Brézillon, P. (1999) “Context in problem solving: A survey”, The Knowledge Engineering Review, vol. 14, nº1, p.1-34.
Cangelosi, V. E., & Dill, W. R. (1964) “Organizational learning: Observations toward a theory”, Administrative Science Quarterly, 10, p. 175-203.
Guarino, N., Giaretta, P. (1995) “Ontologies and Knowledge Bases: Towards a Terminological Clarification”, In N. Mars (ed.) Towards Very Large Knowledge Bases: Knowledge Building and Knowledge Sharing. IOS Press, Amsterdam: 25-32.
Hong, D., Schmidtke H. R., Woo, W. (2007) “Linking Context Modelling and Contextual Reasoning”, 4th International Workshop on Modeling and Reasoning in Context – MRC, Roskilde University, Denmark, p. 37-48.
Hurley, R. F., Hult, G. T. M. (1998) “Innovation, market orientation, and organizational learning: an integration and empirical examination”, Journal of Marketing, vol. 62, nº 3, p. 42-54.
Johnson-Laird, P., (2004) “Reasoning with Mental Models”, International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, p. 12821-12824.
Johnson-Laird, P., Byrne, R. (2000) “Mental Models Website – A gentle introduction”, http://www.tcd.ie/Psychology/Ruth_Byrne/mental_models/, Novembro, 2008.
Langan-Fox, J., Wirth, A., Code, S., Langfield-Smith, K., & Wirth, A. (2001) “Analyzing shared and team mental models”, International Journal of Industrial Ergonomics, vol. 28, p. 99–112.
Maturana, E. e Varela, F. (1984) “El Arbol Del Conocimiento – las bases biológicas del entendimiento humano”, Editora Universitária, Chile.
Moray, N. (1998) “Identifying mental models of complex human-machine systems”, International journal of industrial ergonomics, vol. 22, no4-5, p. 293-297, Elsevier.
Noy, N. F., Mcguiness, D.L. (2001) “Ontology Development 101: A Guide to Creating Your First Ontology”, Stanford Knowledge Systems Lab.Tech.Report KSL-01-05.
Nunes, V., Santoro, F.M., Borges, M.R.S. (2007) “Capturing Context about Group Design Processes”, In: Proc. 11th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, Australia. IEEE.
Santana, S. (2005) “Modelo integrado para o estudo da aprendizagem organizacional”, Análise Social, Universidade de Aveiro, vol. XI (175), p. 367-391.
Santoro, F.M., Brézillon, P. (2005) “Developing shared context within group stories”, Groupware (CRIWG-2005). Springer Verlag, LNCS.
Senge, P. (1990) “A quinta disciplina”, Ed. Best Sellers, São Paulo.
Senge, P., Kleniner, A., Roberts, C., Ross, R., Smith, B. (1994) “The fifth discipline: The art and practice of the learning organization”, Ed. Currency Doubleday.
Silva, S. L. (2004) “Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento”, Ci. Inf., Brasília, v. 33, nº 2.
Sveiby, K. E. (1999) “What is Knowledge Management?”, http://www.sveiby.com/portals/0/articles/knowledgemanagement.html, Nov., 2008.