Uso de Group Storytelling no Treinamento em Organizações
Resumo
Treinamento em organizações é uma atividade importante para a sua sobrevivência. Treinamentos consomem recursos financeiros e tempo, e nem sempre podem ser feitos na prática reproduzindo casos reais. Isto tende a limitar a sua realização e por vezes, eles não atingem seus objetivos. Neste artigo apresenta-se uma proposta para projetos de treinamentos alinhados às necessidades das organizações, partindo de estórias reais, contadas por quem as vivenciou e, portanto, expressando a aplicação de conceitos na prática. Uma ferramenta de Group Storytelling com funcionalidades específicas é proposta nesta pesquisa.
Referências
Ciarlini, A.E.M., Pozzer, C.T., Furtado, A.L., Feijó, B. (2005), “A logic-based tool for interactive generation and dramatization of stories”. International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, New York, USA, p. 133-140.
Gupta, S. e Bostrom, R. P. (2006), “End-user training methods: what we know, need to know”, Conf. on Computer Personnel Research”, New York, USA, p. 172-182.
Ikeda, A.A. e Cavalheiro, C. (2005), “Reflexões sobre as Contribuições do Ensino a Distância”, eGesta Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, v. 1, n. 3, out-dez 2005, p. 55-75, Universidade Católica de Santos.
Leal, R.P.; Borges, M.R.S., Santoro, F.M. (2004). ”Applying Group Storytelling in Knowledge Management”, Lecture Notes in Computer Science, v. 3198, p. 34-41.
LeRouge, C., Webb, H. (2003), “Managing Training in a Technology Context”, Conference on Computer Personnel Research, ACM, New York, USA, p. 98-103.
Li, C.-M., Yang, T.L. e Lin, P.C. (2008), “Training Program for R&D Staff”, Int. Conference on Management of Engineering & Technology, 2008, p. 1466-1469.
Lopes, M. C. e Wilhelm, P. P. H. (2006), “Uso de Jogos de Simulação Empresarial como Ferramenta Educacional: Uma Análise Metodológica”, Revista Tecnologia da Informação, v. 6, n. 2, p.19-29.
Mollet, N.e Arnaldi, B. (2006), “Storytelling in Virtual Reality for Training”, Pan, Z.G., Diener, H., Jin, X.G., Gobel, S. e Li, L. Ed., Technologies for E-Learning and Digital Entertainment, Proceedings, Springer-Verlag Berlin, Germany, p. 334-347.
O'Brien, E., Hall, T. (2004), “Training Needs Analysis: the First Step in Authoring e-Learning Content”, Symp.on Applied Computing, New York, USA, p. 935-939.
Olfman, L., Bostrom, R.P., Sein, M.K. (2003), “A Best-Practice Based Model for Information Technology Learning Strategy Formulation”, Proceedings of SIGMIS Conference on Computer Personnel Research”, ACM, New York, USA, p. 75-86.
Oliveira, A.C., Francisco, A. C. (2005), “Educação Corporativa Baseada em e-Learning- Uma Ferramenta para a Gestão do Conhecimento Empresarial”, I Encontro Estadual de Engenharia da Produção e I Simpósio de Gestão Industrial, Ponta Grossa, Brasil.
Reissner, S. C. (2005), “Learning and Innovation: a Narrative Analysis”, Journal of Organizational Change Management, v. 18, n. 5, p. 482-494.
Santoro, F.M.; Brezillon, P. (2006), “The Role of Shared Context in Group Storytelling”, Computing and Informatics, v. 25, p. 1001-1026.
Senge, P. (1990) “A quinta disciplina”, Ed. Best Sellers, São Paulo.
Silveira, C. V. S., Filho, L. C. R. (2007), “Educação Corporativa: a Contribuição do e Learning para a Disseminação do Conhecimento Corporativo”, UNIFIEO – Revista da Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p. 88-94.
Silveira, V. N. S. (2007),”'Maturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM)”, Dissertação de Mestrado, UFMG, Belo Horizonte, Brasil.
Simonsen, M. e Sein, M. K. (2004), “Conceptual Frameworks in Practice: Evaluating End-User Training Strategy in an Organization”, Proceedings of the 2004 SIGMIS Conference on Computer Personnel Research”, ACM, New York, USA, p. 14-24.
Spaniol, M., Klamma, R., Sharda, N. e Jarke, M. (2006), 'Web-Based Learning with Non-linear Multimedia Stories', Advances in Web Based Learning, p 249-263.
Tobin, P. K. J. e Snyman, R. (2008), “Once Upon a Time in Africa: a Case Study of Storytelling for Knowledge Sharing”, in Aslib Proceedings, v. 60, n. 2, p.130-142.