Tecnologia Assistiva e a Habilidade Escrita do Estudante Cego: uma Análise da Produção Acadêmica

  • Vaniuza Aparecida Wronski UFMT
  • Luciana Correia Lima de Faria Borges UFMT

Resumo


Este trabalho pretende investigar na produção científica do Brasil os efeitos da utilização de algumas tecnologias assistivas para o aprimoramento da habilidade de escrita em fase de alfabetização pelo Sistema Braille de estudantes cegos. A escrita é importante e relevante culturalmente. Consegue ressignificar diante das novas redações tecnológicas. Escrever é desafiador para todos. Começa desde a alfabetização. Nesse contexto, está o estudante cego. A cegueira impossibilita enxergar. Estimular outros sentidos torna-se necessário. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam o Braille como mais utilizado na alfabetização de cegos, mostra também a tecnologia assistiva como colaboradora do braille.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Cegueira, Escrita

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Publicado
11/11/2024
WRONSKI, Vaniuza Aparecida; BORGES, Luciana Correia Lima de Faria. Tecnologia Assistiva e a Habilidade Escrita do Estudante Cego: uma Análise da Produção Acadêmica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1334-1343. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32792.