Metodologia de Mapeamento e Melhoria de Processos de Negócio para o Setor Público

  • Maria Gizele Nascimento UFRPE
  • Rafael José Moura UFRPE
  • Kellyton Brito UFRPE
  • George Valença UFRPE
  • Sérgio Peixoto TCE-PE
  • Glória Fraga TCE-PE
  • Ermeson Andrade UFRPE

Resumo


O setor público enfrenta desafios na gestão de processos devido à burocracia, mudanças frequentes em políticas e necessidade de transparência. Embora metodologias de Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) sejam aplicadas no setor privado, faltam abordagens adaptadas ao setor público. Este trabalho propõe a Metodologia de Mapeamento e Melhoria de Processos para o Setor Público (MMP-SP). para mapeamento e melhoria de processos públicos. Aplicada em três setores de uma instituição pública, a abordagem combinou elementos qualitativos e quantitativos, incluindo entrevistas e redesenho de processos com base no ciclo BPM. Os resultados indicaram maior eficiência, adaptabilidade e transparência na gestão. Além de contribuir para o avanço da pesquisa acadêmica, a metodologia oferece uma solução prática para o governo digital, funcionando como um modelo replicável para a melhoria de processos no setor público.

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Publicado
20/07/2025
NASCIMENTO, Maria Gizele; MOURA, Rafael José; BRITO, Kellyton; VALENÇA, George; PEIXOTO, Sérgio; FRAGA, Glória; ANDRADE, Ermeson. Metodologia de Mapeamento e Melhoria de Processos de Negócio para o Setor Público. In: LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON DIGITAL GOVERNMENT (LASDIGOV), 12. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 61-72. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/lasdigov.2025.8302.

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