CredibilityRank: um Arcabouço para Projeto e Avaliação de Modelos de Credibilidade de Serviços da Web
Resumo
A popularização das aplicaçõesWeb tem feito surgir novos serviços a cada dia, bem como tem demandado mecanismos que assegurem a credibilidade desses serviços. Até o presente momento, muito pouco foi feito no sentido de medir e entender a credibilidade dos serviços neste complexo ambiente da Web, o que por si só representa um grande desafio de pesquisa. Com base nas dificuldades relacionadas a essa tarefa de atribuir um valor de credibilidade a um serviço online da Web 2.0, propomos um arcabouço para o projeto, a implementação e a avaliação de modelos de credibilidade. Denominamos modelo de credibilidade uma função capaz de atribuir um valor de credibilidade a um serviço daWeb, considerando diferentes critérios associados a esse serviço e a seu fornecedor. Para validar o arcabouço, realizamos experimentos usando dados reais de um serviço de comércio eletrônico, avaliando modelos de credibilidade baseados em diferentes critérios. Os resultados mostram que o modelo é aplicável, sendo capaz de dar suporte à tomada de decisão de usuários de serviços na Web.
Palavras-chave:
Credibilidade, Modelos de Credibilidade, Serviços da Web, Mercados Eletrônicos, Web 2.0
Publicado
05/10/2010
Como Citar
GUIMARÃES, Sara; SILVA, Arlei; MEIRA JR., Wagner; PEREIRA, Adriano.
CredibilityRank: um Arcabouço para Projeto e Avaliação de Modelos de Credibilidade de Serviços da Web. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON MULTIMEDIA AND THE WEB (WEBMEDIA), 16. , 2010, Belo Horizonte.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 187-194.