Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia na Regulação Emocional de Alunos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Geisiane de Souza Matos UFPA
  • Sara M. Silva UFPA
  • Sandy Hiorrana L. Farias UFPA
  • Fabíola Pantoja O. Araújo UFPA
  • Josivaldo S. Araújo UFPA

Resumo


O Pensamento Computacional é amplamente reconhecido como uma habilidade fundamental para todos e ainda mais importante quando agregado ao ensino, da educação básica ao ensino superior. Com o propósito de analisar pesquisas, metodologias e softwares que já existem, este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura que visa investigar o uso do Pensamento Computacional como estratégia para desenvolver as habilidades emocionais dos alunos, sendo o pensamento computacional um meio de despertar habilidades cognitivas no campo intelectual e emocional. As buscas foram realizadas em bases de dados nacionais e internacionais, no período de 2016 à 2020. Como retorno obteve-se 65 estudos, dos quais 10 foram selecionadas após as etapas de filtragem determinadas no protocolo de pesquisa.
Palavras-chave: pensamento computacional, habilidades emocionais, mapeamento

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Publicado
20/07/2021
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MATOS, Geisiane de Souza; SILVA , Sara M.; FARIAS, Sandy Hiorrana L.; ARAÚJO, Fabíola Pantoja O.; ARAÚJO, Josivaldo S.. Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia na Regulação Emocional de Alunos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 318-327. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15923.