Utilizando o Learning Analytics com o K-Means para Análise de Dificuldades de Aprendizagem na Educação Básica

  • Arianne Sarmento Torcate Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2779-873X
  • José Carlos Felix Barbosa Universidade de Pernambuco
  • Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues Universidade de Pernambuco

Resumo


O presente artigo refere-se a um relato de experiência de um projeto de intervenção na Educação Básica, contemplando o uso de tecnologias digitais associadas à Mineração de Dados no processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o projeto aqui destacado tem como finalidade identificar dentre oito conteúdos matemáticos quais são os que os alunos apresentam mais dificuldades. Portanto, técnicas de Análise de Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais e estratégias de Aprendizagem Não Supervisionada foram utilizadas em conjunto. Os resultados alcançados até então reforçam as potencialidades de coletar, utilizar e analisar dados para uma aprendizagem mais personalizada e imersiva.
Palavras-chave: Learning Analytics, Mineração de Dados Educacionais, Jogos Digitais, K-Means

Referências


Brasil, P., C.; Medeiros, T., J.; Nunes, I., D. (2018). "O uso de Learning Analytics no Brasil: uma revisão sistemática da literatura". Revista Tecnologias na Educação – Ano 10 – Número/Vol.26.

Candão, J., P.; Real, E., D. (2018). "A Mineração de Dados Educacionais como Apoio na Análise e Compreensão do Processo de Aprendizagem". Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 14, p. 545 - 550. Santiago de Chile.

Campos, A.; Cazella, S. C. (2018). Learning Analytics em processos de personalização de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 16, n. 1.

Coppin, Ben. (2010). Inteligência artificial. Rio de Janeiro: LTC.

Costa, E.; Baker, R. S. J. D.; Amorim, L.; Magalhães, J.; Marinho, T. (2012). "Mineração de dados Educacionais: Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Aplicações". Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE.

Da Costa, s. S., Cazella,S., & Rigo, S. J. (2014). "Minerando Dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS". RENOTE.

De Souza Brito, M. T., Medeiros, F. P. A de., Bezerra, E. P., & Barbosa, A. S. R. (2020). "Contributions of the report-type plugin for dropout risk identification in Moodle VLE based on data visualization". Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação -RBIE), 28, 01-29.

Fayyad, U., G. Piatetsky-Shapiro e P. Smyth. (1996). "From data mining to knowledge discovery: An overview". Advances in knowledge discovery and data mining. AI Magazine, p. 1–34.

Fonseca, E. S.; de Araújo Júnior, C. F. (2019). "Learning Analytics para avaliar o desempenho discente em uma disciplina de cursos a distância". REnCiMa, v. 10, n. 4, p. 137-151.

Fonseca, S. O.; Namen, A. A. (2016). "Mineração em bases de dados do Inep: Uma Análise Exploratória para nortear melhorias no Sistema Educacional Brasileiro. Educ. Rev. Belo Horizonte, V. 32, N. 1, P. 133-157.

Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. (2009). "Métodos de pesquisa". Editora UFRGS.

Gomes, M. B. S.; Sandeski, M. S.; Matiello, S.; Padula, D. (2019). "LEARNING ANALYTICS: O uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem". Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão. v.4, n.1.

Mitchell, T. M. (1997). "Machine Learning". McGraw-Hill, New York, 1.1.

Moore, M.; Kearsley, G. (2007). "Educação a Distância: uma visão integrada". São Paulo: Thomson Learning.

Moissa, B.; Gasparini, I.; Kemczinski, A. (2014). "Learning Analytics: um mapeamento sistemático". Nuevas Ideas en Informática Educativa (TISE).

Novack et al. (2013). "Distribuição de subgrupos com base nas respostas fisiológicas em Jogadores Profissionais de Futebol pela técnica K-Means Cluster". Rev Bras Med Esporte – Vol. 19, Nº 2.

Nogueira, S., Francisco, R., Silva, L., Fernandes, M., & Júnior, C. (2018). Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico. In Anais do VII Workshop de Desafios da Computação aplicada àEducação. Porto Alegre: SBC.

Silva, J., C., S.; Rodrigues, R., L.; Ramos, J., L., C.; Souza, F., F.; Gomes, A., S. (2016). "Mineração de Dados Educacionais Orientada por Atividades de Aprendizagem". CINTED-UFRGS, V. 14 Nº 1.

Vivas, A.; Perini, C. A. S.; Pitangui, C. G.; Silva, C. M.; Assis, L. P. (2019). "Learning Analytics aplicado ao curso online da Língua Brasileira de Sinais de uma Instituição de Ensino Superior". In Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019).

Publicado
24/11/2020
TORCATE, Arianne Sarmento; BARBOSA, José Carlos Felix; RODRIGUES, Cleyton Mário de Oliveira. Utilizando o Learning Analytics com o K-Means para Análise de Dificuldades de Aprendizagem na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.31.