Utilizando o Learning Analytics com o K-Means para Análise de Dificuldades de Aprendizagem na Educação Básica

  • Arianne Sarmento Torcate Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2779-873X
  • José Carlos Felix Barbosa Universidade de Pernambuco
  • Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues Universidade de Pernambuco

Resumo


O presente artigo refere-se a um relato de experiência de um projeto de intervenção na Educação Básica, contemplando o uso de tecnologias digitais associadas à Mineração de Dados no processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o projeto aqui destacado tem como finalidade identificar dentre oito conteúdos matemáticos quais são os que os alunos apresentam mais dificuldades. Portanto, técnicas de Análise de Aprendizagem, Mineração de Dados Educacionais e estratégias de Aprendizagem Não Supervisionada foram utilizadas em conjunto. Os resultados alcançados até então reforçam as potencialidades de coletar, utilizar e analisar dados para uma aprendizagem mais personalizada e imersiva.
Palavras-chave: Learning Analytics, Mineração de Dados Educacionais, Jogos Digitais, K-Means

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Publicado
24/11/2020
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TORCATE, Arianne Sarmento; BARBOSA, José Carlos Felix; RODRIGUES, Cleyton Mário de Oliveira. Utilizando o Learning Analytics com o K-Means para Análise de Dificuldades de Aprendizagem na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.31.