Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética

  • Claudia Werlich UDESC
  • Lucas Fagundes Torrá UDESC
  • Cristiani Crema UDESC
  • Isabela Gasparini UDESC
  • Avanilde Kemczinski UDESC

Resumo


Objetos de Aprendizagem (OA) possuem um objetivo pedagógico e são reutilizáveis, adaptando-se às necessidades, habilidades, interesse e estilo de aprendizagem, tanto dos alunos quanto do professor. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado com o objetivo de aplicar os OAs de ordenação alfabética desenvolvidos de forma desplugada (Varal de Ordenação) e plugada (Aplicativo de Ordenação de Letras). A metodologia utilizada para a construção e avaliação dos OAs foi o modelo ADDIE. Como resultado constatou-se que os estudantes manifestaram preferências distintas quanto aos OAs. Percebeu-se que os estudantes tiveram maior facilidade de uso e melhor desempenho na atividade desplugada do que na atividade plugada.

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Vygotsky, L. S. (1984) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
11/11/2019
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WERLICH, Claudia; TORRÁ, Lucas Fagundes; CREMA, Cristiani; GASPARINI, Isabela; KEMCZINSKI, Avanilde. Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 49-58. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.49.