Aprendendo sobre o uso da Robótica para Introdução à Programação: um relato de experiência

  • Enza Victal Faculdade Pitágoras Guarapari
  • Alex Cândido Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo


A Robótica Educacional vem se inserindo como uma prática tecnológica interessante de ser inserida em sala de aula, como ferramenta de apoio à aprendizagem. São inúmeros os argumentos positivos que justificam essa prática e que são relatados neste artigo, além da experimentação da robótica como precursora da programação que é narrada, através de atividades educacionais práticas de alunos iniciantes do curso superior de Ciência da Computação, que criaram projetos reais, e, principalmente, acessíveis, com uso de Arduino. O objetivo deste artigo é mostrar como a robótica pode contribuir para uma prática construtivista, que foge do tradicionalismo que envolve o ensino instrucional, por meio de uma metodologia de pesquisa-ação.

Referências

Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., Halma, A. (2009) “Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: Ambiente, Atividades, Resultados”. In: XV Workshop de Educação em Computação, Bento Gonçalves, RS.

Bortolazza, C., Ribeiro, D. J. e da Silva, W. L. O. (2014) “O Uso da Robótica Educacional em Aulas Práticas de Física no Ensino Médio”. In: Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, pp. 1-9.

Campos, F. (2012) “Design instrucional e construtivismo: em busca de modelos para o desenvolvimento de software”. RIBIE.

do Rocio Zilli, S. (2004) “A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática”. In: Dissertação de Mestrado contida no Repositório Institucional da Universidade Federal e Santa Catarina (UFSC).

Lopes, A. R., Cruz, E. D. N., Siebra, C. A. (2018) “Uma Análise com Foco Quantitativo sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino da Física”. In: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018).

Moretto, V. P. (2000) “Construtivismo: a Produção do Conhecimento em Aula”. 2 V. DP&A: Rio de Janeiro.

Papert, S. “A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática” (1994). Artes Médicas: Porto Alegre.

Piaget, J. “Epistemologia Genética” (1970). Petrópolis: Vozes.

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G., Seixas, L., dos Santos Rosa, N., da Cunha, V. V., Klemann, M. (2006) “Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação Associadas ao Uso de Jogos Educacionais”. In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE).

Thiollent, M. (1985) “Metodologia para pesquisa-ação”. São Paulo: Cortez.

Victal, E. R. D. N, Pereira Junior, H. A., Rios, P. T. G., Menezes, C. S. (2015) “Aprendendo sobre o uso de Jogos Digitais na Educação”. In: XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015).

Zanetti, Humberto A., Bonacin, Rodrigo (2014) “Uma Metodologia Baseada em Semiótica para Elaboração e Análise de Práticas de Ensino de Programação com Robótica Educacional”. In: Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014).
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
VICTAL, Enza; CÂNDIDO, Alex. Aprendendo sobre o uso da Robótica para Introdução à Programação: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 491-500. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.491.