Relato de Experiência na Educação Especial em Engenharia de Software com um Sistema Tutor Inteligente
Resumo
Este artigo tem como objetivo expressar os resultados de sucesso no trabalho de tutoria envolvendo um aluno com necessidades especiais, um colega de turma como tutor e alguns softwares empregados no acompanhamento personalizado desses alunos. Os resultados deste trabalho refletem o desenvolvimento na aprendizagem do aluno com deficiência, do aluno tutor, bem como no êxito da metodologia adotada que resultou na aprovação desses alunos na disciplina de Orientação a Objetos, do curso de Engenharia de Software.
Referências
Azevedo, B. F. T. e Tavares, O. L. (2018) Um Sistema Tutor Inteligente para suporte à aprendizagem de "Conceitos de Orientação à Objetos", Disponível: <http://www.inf.ufes.br/~tavares/sticoo.html>. Acesso: outubro.
Caetano, D. (1993) Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnosticas, Artmed.
Delgado, C.; Xexeo, J. A. M.; Souza, I. F.; Campos, M. e Rapkiewicz, C. E. (2004) Uma abordagem pedagógica para iniciação ao estudo de Algoritmos. In Workshop sobre Educação em Computação, Salvador. Anais SBC.
Gomes, M. P. C.; Ribeiro, V.M.B.; Monteiro, D.M.; Leher, E.M.T. e Louzada, R. C. R. (2010) O uso de Metodologias Ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde: avaliação dos estudantes. In Ciência& Educação, 16 (1), 181-198.
Melo, F. R.; Flores, E. L.; Carvalho, S.D.; Martins, W.; Carrijo, G.A. e Veiga, A.C.P. (2012) Conteúdo didático multinível para personalização reativa em Sistemas Tutores Inteligentes. In Revista Controle & Automação, 23(6), 679-693.
Moreira, M. A. (2010) Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. SP: Centauro.
Omar, N.; Fonseca, I. N. e Pasotto, D. (2004) Um Sistema Especialista de Apoio à Aprendizagem da Linguagem Java. In Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Florianópolis, SC.
PPNE - Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (2019) "Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais", Disponível: <http://www.ppne.unb.br/>. Acesso: maio.
Rissoli, V. R. V. e Santos, G. A. (2013) O Agente Pedagógico Animado MInA. In SBIE, Campinas (SP). Anais SBC. 828-837p.
Rissoli, V. R. V. e Santos, G. A. (2011) Um Assistente Inteligente Fuzzy no Acompanhamento da Aprendizagem Significativa. In CSBC, Encontro Nacional de Inteligência Artificial, Natal, RS. Anais SBC.
Santos, S. V. (2010) Educação Inclusiva: Considerações acerca do uso das tecnologias contemporâneas. In Revista Espaço Acadêmico, 10(109), 51- 57.
Scoot, M. L. (2005) Programming Language Pragmatics, 2 ed. Morgan Kaufmann.
TightVNC Software (2019) "TightVNC", Disponível: <http://www.tightvnc.com/>. Acesso: março.
Veneziano, W. H.; Pereira, M. H. B. E.; Thomaz, L. S. S.; Moreira, T. E. G. e Meller, N. (2016) Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. In SBIE, Uberlândia (MG). Anais SBC. 886-895 p.