Relato de Experiência na Educação Especial em Engenharia de Software com um Sistema Tutor Inteligente

  • Laercio Sousa Junior UnB Gama
  • Emanuel Barroso UnB Gama
  • Vandor Rissoli UnB/FGA

Resumo


Este artigo tem como objetivo expressar os resultados de sucesso no trabalho de tutoria envolvendo um aluno com necessidades especiais, um colega de turma como tutor e alguns softwares empregados no acompanhamento personalizado desses alunos. Os resultados deste trabalho refletem o desenvolvimento na aprendizagem do aluno com deficiência, do aluno tutor, bem como no êxito da metodologia adotada que resultou na aprovação desses alunos na disciplina de Orientação a Objetos, do curso de Engenharia de Software.

Referências

Ausubel, D. P.; Novak, J. D. e Hanesian, H. (1980) Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana.

Azevedo, B. F. T. e Tavares, O. L. (2018) Um Sistema Tutor Inteligente para suporte à aprendizagem de "Conceitos de Orientação à Objetos", Disponível: <http://www.inf.ufes.br/~tavares/sticoo.html>. Acesso: outubro.

Caetano, D. (1993) Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnosticas, Artmed.

Delgado, C.; Xexeo, J. A. M.; Souza, I. F.; Campos, M. e Rapkiewicz, C. E. (2004) Uma abordagem pedagógica para iniciação ao estudo de Algoritmos. In Workshop sobre Educação em Computação, Salvador. Anais SBC.

Gomes, M. P. C.; Ribeiro, V.M.B.; Monteiro, D.M.; Leher, E.M.T. e Louzada, R. C. R. (2010) O uso de Metodologias Ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde: avaliação dos estudantes. In Ciência& Educação, 16 (1), 181-198.

Melo, F. R.; Flores, E. L.; Carvalho, S.D.; Martins, W.; Carrijo, G.A. e Veiga, A.C.P. (2012) Conteúdo didático multinível para personalização reativa em Sistemas Tutores Inteligentes. In Revista Controle & Automação, 23(6), 679-693.

Moreira, M. A. (2010) Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. SP: Centauro.

Omar, N.; Fonseca, I. N. e Pasotto, D. (2004) Um Sistema Especialista de Apoio à Aprendizagem da Linguagem Java. In Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, Florianópolis, SC.

PPNE - Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (2019) "Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais", Disponível: <http://www.ppne.unb.br/>. Acesso: maio.

Rissoli, V. R. V. e Santos, G. A. (2013) O Agente Pedagógico Animado MInA. In SBIE, Campinas (SP). Anais SBC. 828-837p.

Rissoli, V. R. V. e Santos, G. A. (2011) Um Assistente Inteligente Fuzzy no Acompanhamento da Aprendizagem Significativa. In CSBC, Encontro Nacional de Inteligência Artificial, Natal, RS. Anais SBC.

Santos, S. V. (2010) Educação Inclusiva: Considerações acerca do uso das tecnologias contemporâneas. In Revista Espaço Acadêmico, 10(109), 51- 57.

Scoot, M. L. (2005) Programming Language Pragmatics, 2 ed. Morgan Kaufmann.

TightVNC Software (2019) "TightVNC", Disponível: <http://www.tightvnc.com/>. Acesso: março.

Veneziano, W. H.; Pereira, M. H. B. E.; Thomaz, L. S. S.; Moreira, T. E. G. e Meller, N. (2016) Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual. In SBIE, Uberlândia (MG). Anais SBC. 886-895 p.
Publicado
11/11/2019
SOUSA JUNIOR, Laercio; BARROSO, Emanuel; RISSOLI, Vandor. Relato de Experiência na Educação Especial em Engenharia de Software com um Sistema Tutor Inteligente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 984-993. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.984.