Recursos Digitais na Aprendizagem de Espanhol pelo Público da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Neste artigo, relatamos uma experiência de uso de recursos digitais para aprendizagem da língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma oficina, foi disponibilizado ao público EJA, um blogue com recursos digitais gratuitos, selecionados considerando o aprendizado autônomo de leitura, aspectos gramaticais, léxicos, compreensão auditiva e conversação em língua espanhola. Após análise quali-quantitativa dos dados coletados por meio de observação e questionário, obtivemos a percepção desse público acerca da aprendizagem de Espanhol com o uso de recursos digitais, de interação entre os participantes e apropriação da tecnologia presente no blogue.
Referências
BLOOD, R. Weblogs: A History and Perspective - Rebecca's Pocket. Criado em: 07 September 2000. Atualizado em: 18 September 2013. Disponível em: http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html. Acesso em jul. 2019.
CRUZ, P.; MONTEIRO, L. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2018.
GALILEU. 5 razões científicas para aprender outro idioma: Estudos comprovam os benefícios cognitivos de quem é bilíngue. Editora Globo: São Paulo, dez. 2016.
JOAQUIM, B. dos S.; PESCE, L. As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos contextos da Educação de Jovens e Adultos: Uma Revisão De Literatura (2007-2014). Olh@res: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 4, n. 1, p. 86-106, 2016.
PRENSKY, M. Digital Native, Digital Immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: http://gg.gg/prensky. Acesso em: jul. 2019.
ORTIZ, J.; PEREIRA, R. Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos: desafios e oportunidades. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), v. 1, n. 1, p. 1069, 2017.
SANTOS, T.; SOUSA, P. O Uso dos Dispositivos Móveis na Educação de Jovens e Adultos. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Pedagogia. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2017.
VÍTORES, D. F. El Español: Una Lengua Viva - Informe 2018. Departamento de Comunicación Digital del Instituto Cervantes: Madrid. 72p., 2018.