Programação tangível e construção de significado: criação de símbolos para o ambiente TaPrEC junto com professoras de ensino fundamental

  • Marleny Carbajal Universidade Estadual de Campinas
  • M. Cecília Baranauskas Universidade Estadual de Campinas

Resumo


O Design Participativo é uma abordagem que se caracteriza pela participação ativa dos usuários como parte da equipe de design, refletindo assim no produto de design suas perspectivas e necessidades. O BrainDraw é uma técnica participativa para uso na fase de design propriamente dita. Este artigo objetiva relatar e discutir as experiências e os resultados obtidos durante a aplicação da técnica BrainDraw com professoras de ensino fundamental no contexto de design dos blocos de programação do ambiente TaPrEC de programação tangível. Os resultados reforçam a importância da participação de professores no design de ambientes computacionais educacionais para seu uso.

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Publicado
28/10/2018
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CARBAJAL, Marleny; BARANAUSKAS, M. Cecília. Programação tangível e construção de significado: criação de símbolos para o ambiente TaPrEC junto com professoras de ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 323-332. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.323.