Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos

  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Luis Carlos Loose Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Resumo


Este artigo apresenta uma solução computacional, denominada GeoLibras, que estabelece o elo entre software educacional, matemática e alunos surdos. O desenvolvimento do GeoLibras baseou-se em diversas interações com educadores da área de Matemática e alunos surdos com vistas à elaboração de estratégias capazes de potencializar contribuições em termos de facilidade de interação e compreensão dos recursos didáticos abordados pelo software. Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade das técnicas empregadas até o presente momento e remeteram a perspectivas de novas pesquisas com vistas a ampliar as potencialidades da solução proposta.

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Publicado
27/10/2017
SANTOS, Cristina Paludo; LOOSE, Luis Carlos. Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.11 .