Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos

  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Luis Carlos Loose Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Resumo


Este artigo apresenta uma solução computacional, denominada GeoLibras, que estabelece o elo entre software educacional, matemática e alunos surdos. O desenvolvimento do GeoLibras baseou-se em diversas interações com educadores da área de Matemática e alunos surdos com vistas à elaboração de estratégias capazes de potencializar contribuições em termos de facilidade de interação e compreensão dos recursos didáticos abordados pelo software. Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade das técnicas empregadas até o presente momento e remeteram a perspectivas de novas pesquisas com vistas a ampliar as potencialidades da solução proposta.

Referências

ARAÚJO, A. L. S. O.; BRITO, R. R.; SILVA, A. P. (2013). Softwares para educação inclusiva: uma revisão sistemática no contexto de SBIE e WIE. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 24, No. 1, p. 507).

ARROIO, RICHARD DOS SANTOS. "Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais." Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013.

ELLWANGER, Cristiane; SANTOS, Cristina Paludo; SOARES, Pedro; WEISHEIMER, Tiago L. G'Libras: Um Sistema Especialista para Auxilio à Criação de Glosas. In: Anais do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. DESAFIE, Sociedade Brasileira de Computação: Recife, 2015.

LEITE, Maici Duarte. Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e jovens surdos. Recife, 2007. Disponível: http://www.cin.ufpe.br/~ccte/publicacoes/dissertacao_maici.pdf

LEONEL, Renata; BORGES, Fábio. "O ensino de Matemática para surdos inclusos em salas regulares do Ensino médio: possibilidades e desafios." VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica/EPCT–Ética na Pesquisa Científica. Campo Mourão–Paraná (2012).

LOBATO, Maria José Silva. O aluno surdo e o ensino de Matemática: desafios e perspectivas na escola regular de ensino em Natal, RN. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013.

LOPES, Arilise Moraes de Almeida. "Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessíveis: um estudo de caso com alunos com deficiência visual." (2015).

KIPPER, Daiane; FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira; KINAST, Éder Julio. Um estudo das potencialidades do ensino-aprendizagem de matemática mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Reflexão e Ação, v. 22, n. 1, p. 247-272, 2014.

REINOSO, Luiz; TAVARES, Orivaldo. MVLIBRAS: ambiente digital para comunidades de aprendizagem com recursos inclusivos para surdos. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 772.

ROCHA, Denys FS; et al. "Uma Revisão Sistemática sobre a Educação do Surdo em Ambientes Virtuais Educacionais." Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 25. No. 1. 2014.

VAZ, Vagner Machado. O Uso da Tecnologia na Educação do Surdo na Escola Regular. Dissertação. Faculdade de Tecnologia de São Paulo: São Paulo, 2012.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. 2014. Disponível em: www.edutec.net/edmagali2.htm. Último acesso: janeiro de 2017.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Cristina Paludo; LOOSE, Luis Carlos. Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.11 .