Uma ação de formação orientada pela/para estudo da aprendizagem ubíqua

  • Jaqueline Santos Vargas Plaça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dirce Cristiane Camilotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / NTE-Regional/SED/MS
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Neste artigo apresenta-se uma investigação que teve por objetivo analisar a compreensão de formadores de um NTE sobre a aprendizagem ubíqua, em uma ação de formação, em que se buscou a sua caracterização e possibilidades na educação formal. É uma pesquisa qualitativa em que foi realizada a análise exploratória das ações dos participantes, produções de textos e socialização realizada. As análises evidenciaram que alguns participantes identificaram, durante a ação inicial, características da aprendizagem ubíqua, outros depois da interação com colegas e a mediação das pesquisadoras. Nas propostas de ações práticas, ainda aparecem poucos elementos da aprendizagem ubíqua em contextos de educação híbrida.

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Publicado
27/10/2017
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PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas; CAMILOTTI, Dirce Cristiane; SCHERER, Suely. Uma ação de formação orientada pela/para estudo da aprendizagem ubíqua. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 442-451. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.442.