Uma ação de formação orientada pela/para estudo da aprendizagem ubíqua
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma investigação que teve por objetivo analisar a compreensão de formadores de um NTE sobre a aprendizagem ubíqua, em uma ação de formação, em que se buscou a sua caracterização e possibilidades na educação formal. É uma pesquisa qualitativa em que foi realizada a análise exploratória das ações dos participantes, produções de textos e socialização realizada. As análises evidenciaram que alguns participantes identificaram, durante a ação inicial, características da aprendizagem ubíqua, outros depois da interação com colegas e a mediação das pesquisadoras. Nas propostas de ações práticas, ainda aparecem poucos elementos da aprendizagem ubíqua em contextos de educação híbrida.
Referências
Brasil. (2000). "Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde." Takahashi, T. (Org). Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0004/4799.pdf >. Acesso em jun. 2017.
Brasil. (2013). "Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13448&Itemid>. Acesso em abr. 2017.
Freitas, M. T. A. (2009). "Janela sobre a utopia: computador e internet a partir do olhar da abordagem histórico-cultural." 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e pesquisa em Educação. Anais... CD-ROM. Caxambu.
Ludke, M. e André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Santaella, L. (2010). "Aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?". Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, v. 2, n. 1.
Santos, E. e Weber, A. (2013). "Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática". Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303.
Sibília, P. (2012). "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Valente, J. A. (2014). "Blended Learning e as Mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida." Educar em Revista, v. Especial 4, p. 79-97.