Ensino de Lógica de Programação através do Jogo Defense of the Ancients 2

  • Wellingston Cataldo Roberti Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Ângelo Soldati Lavorato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Daniel Camargos Lucarelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Alex Fernandes da Veiga Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Resumo


Estudantes dos cursos superiores de Ciência da Computação costumam passar por dificuldades com determinados assuntos complexos quando ingressam no curso, o que os leva a desistir ou simplesmente abandonar essa área de estudos. Este artigo visa desenvolver o interesse e fixação dos conceitos de programação dos alunos do curso de informática utilizando o jogo Defense of the Ancients 2 e linguagem de programação Lua. Para isso foi ministrado um curso de 4 horas com as principais funções de programação e aplicado um questionário para análise da proposta. Como resultado deste minicurso verificou-se um desenvolvimento no interesse dos alunos de 85,7% pela programação.

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Publicado
27/10/2017
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ROBERTI JUNIOR, Wellingston Cataldo; LAVORATO, Ângelo Soldati; LUCARELLI, Daniel Camargos; MACHADO, Alex Fernandes da Veiga. Ensino de Lógica de Programação através do Jogo Defense of the Ancients 2. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 648-657. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.648.