Planejamento de um Arcabouço Avaliativo para a Identificação do Perfil Evasivo do Discente: Estudo de Caso IFPB Virtual

  • Alana Morais Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


O presente artigo apresenta um arcabouço avaliativo para apoiar o docente no combate à evasão discente em cursos online. Para isto, este estudo fez um mapeamento das métricas comportamentais do aluno relevantes no mapeamento da evasão e adotou uma arquitetura fuzzy para lidar com a incerteza associada a este fenômeno. O arcabouço apresentado foi definido de acordo com a arquitetura dos cursos online do (blind review). Como resultados iniciais pode-se destacar a proposição de um arcabouço multidimensional de acordo com o cenário do estudo de caso.

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Publicado
27/10/2017
MORAIS, Alana. Planejamento de um Arcabouço Avaliativo para a Identificação do Perfil Evasivo do Discente: Estudo de Caso IFPB Virtual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 993-1002. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.993.