Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais
Resumo
Iniciativas relacionadas ao ensino de programação através de jogos educacionais vêm sendo realizadas para aprimorar o raciocínio lógico-matemático de crianças e adolescentes. Neste contexto, a avaliação de jogos educacionais é necessária para avaliar a experiência de uso dessas aplicações. Este artigo descreve um relato de experiência do uso do jogo Labirinto Clássico, disponível na plataforma Code.org, por 168 alunos do ensino fundamental. O uso de um modelo para avaliação de jogos educacionais permitiu avaliar a motivação, experiência do usuário e aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam para a eficiência do jogo no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de programação.
Referências
Batista, D. A. e Dias, C. L. O (2012) "Processo de Ensino e de Aprendizagem Através dos Jogos Educativos no ensino fundamental", Colloquium Humanarum, 9, p. 975-982.
Code.org. Sobre nós. Code.org, 2015. Disponível em: <https://br.code.org/about>. Acesso em: Junho 2016.
Colling, J., Temus, C., Moesch, B., Soares, S. L. e Sores, M. V. B. (2014) "Programação de Computadores Como Meio de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico em Crianças e Adolescentes. " Anais do Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia. p. 2-8.
Dias, J., Brandão, I., Nascimento, F., Hetkowski, T. e Pereira T. (2013) "Avaliação de Jogos Educacionais Digitais Baseada em Perspectivas: Uma Experiência Através do Jogo-Simulador Kimera. " Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 574-582.
Keller, J. M. (2009) "Motivational Design for Learning and Performance: The ARCS Model Approach." Springer.
Maehr, M. L. (1976) "Continuing Motivation: An Analysis of a Seldom Considered Educational Outcome." Review of Educational Research, v. 46, n. 3, p. 443 -462.
Nascimento, J., Xavier, D., Passos, O. e Barreto, R., (2015) "Um Relato de Experiência da Aplicação de Técnicas Interativas para Ensino da Computação na Educação Básica. " Anais do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação. p. 95-104.
Savi, R., Wangenheim, C. e Borgatto, A. (2011) "Um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais na Engenharia de Software. " Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), p. 194-203.
Savi, R. e Ulbricht, V. R. (2008) "Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. ", Revista Novas Tecnologias na Educação, 6, p. 1-10.
Shimohara, C. e Sobreira, E. S. R. (2015) "Criando Jogos Digitais para a Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental I.", Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 72-81.
Silva Neto, R. S., Santos, H. R. M., Souza, A. A. e Santos, W. O., (2013) "Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula", Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 130-139.
Teixeira, A. C., Oro, T. N., Batistela, F., Martins, J. A. R. e Pazinato A. M. (2015) "Programação de Computadores para Alunos do Ensino Fundamental I: A Escola de Hackers. ", Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 112-121.
Valle, P. H. D., Vilela F. R., Parreira Junior, A. P. e Inocêncio C. G. (2013) "HEDEG Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais. " Anais do Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE), p. 247-256.