Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais

  • Ricartty Martins Uninorte Laureate Universities
  • Ronaldo Reis Uninorte Laureate Universities
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Iniciativas relacionadas ao ensino de programação através de jogos educacionais vêm sendo realizadas para aprimorar o raciocínio lógico-matemático de crianças e adolescentes. Neste contexto, a avaliação de jogos educacionais é necessária para avaliar a experiência de uso dessas aplicações. Este artigo descreve um relato de experiência do uso do jogo Labirinto Clássico, disponível na plataforma Code.org, por 168 alunos do ensino fundamental. O uso de um modelo para avaliação de jogos educacionais permitiu avaliar a motivação, experiência do usuário e aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam para a eficiência do jogo no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de programação.

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Publicado
24/10/2016
MARTINS, Ricartty; REIS, Ronaldo; MARQUES, Anna Beatriz. Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 121-130. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.121.