Integrando QR Code na educação na EJA: um projeto-piloto voltado para entendimento da língua portuguesa

  • Deise Luana Rosa Bastos UFRGS
  • Clevi Rapkiewicz UFRGS
  • Juçara Benvenuti UFRGS

Resumo


Integrar dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem é um desafio, particularmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste artigo apresentamos e analisamos um projeto-piloto desenvolvido na EJA de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS integrando as áreas de Língua Portuguesa e Cultura Digital. Os sujeitos envolvidos no projeto integraram QR-Code para codificação de expressões da língua portuguesa, disponibilizando-os para consulta para alunos do ensino regular. A integração resultou positiva no que concerne às possibilidades de letramento digital dos sujeitos envolvidos envolvendo dispositivos móveis bem como na ampliação do domínio de aspectos linguísticos da Língua Portuguesa.

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Publicado
24/10/2016
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BASTOS, Deise Luana Rosa; RAPKIEWICZ, Clevi; BENVENUTI, Juçara. Integrando QR Code na educação na EJA: um projeto-piloto voltado para entendimento da língua portuguesa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 221-230. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.221.