Do Paper Circuit à programação de Arduino com Scratch: uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de energia nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Elaine Sobreira Universidade Estadual de Campinas
  • Alessandra Viveiro Universidade Estadual de Campinas
  • João d'Abreu Universidade Estadual de Campinas

Resumo


Descreve uma sequência didática, desenvolvida nas aulas de ciências com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de um município da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias para que os alunos pudessem ampliar seus conhecimentos sobre o tema energia, através da montagem e programação de circuitos elétricos utilizando materiais de baixo custo ou reaproveitados, além de placas de prototipagem. O trabalho teve como ponto de partida a construção de circuitos de papel, seguindo para a construção de circuitos com sensores e atuadores utilizando a placa Arduino programada com Scratch, além da placa Makey Makey para estudos de condução de energia.

Referências

Almeida, M. E. B. de e Valente, J. A. (2011) Tecnologias e currículo: Trajetórias convergentes ou divergentes? 1. ed. Editora Paulus, São Paulo.

Almeida, M. E. B. de e Valente, J. A. (2012) Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82.

Bastos, B. L., Borges, M. e D'Abreu, J. (2010) Scratch, Arduino e o Construcionismo: ferramentas para a educação. Anais do Seminário de Tecnologia Educacional de Araucária "Desafios e Possibilidades para Tecnologia Educacional". Disponível em: <http://www.ft.unicamp.br/liag/robotica/downloads/a12.pdf>. Acesso em 26 de maio de 2016.

Machado, P. M. S E Queiroz, J. R. de O. (2015) Ensino de ciências nos anos iniciais: despertando competências conceituais e atitudinais. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC.

Nishida, A. K., Braga, J. C., Monteforte, A. e Benassi, R. F. (2014) Jogo educacional sobre consumo de energia elétrica. Anais do SBIE. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2997/2508>. Acesso em 28 de maio de 2016.

Oro, N. T., Pazinato, A. M., Teixeira, A. C. e Gross, A. J. (2015) A Olimpíada de Programação de Computadores para estudantes do ensino fundamental: a interdisciplinaridade por meio do software Scratch. Anais do WIE. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5000/3410>. Acesso em 26 de maio de 2016

Qi, J. (2012) The Fine Art of Electronics: Paper-based Circuits for Creative Expression. Submitted to the Program in Media Arts and Sciences, School of Architecture and Planning in partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science in Media Arts and Sciences at the Massachusetts Institute of Technology.

Ramos, M. C. e Andrade, V. S. (2015) Desenvolvimento, construção e calibração de uma central de monitoramento de consumo de energia elétrica e de água utilizando o microcontrolador Arduino. Anais do ENEDS.

Ramos, R. L., Castro, L. F. O., Bertagnolli, S. C. e Hübler, P. N. (2015) Uso da plataforma Arduino para criar um dispositivo robótico otimizando o aproveitamento de energia solar. Anais do Computer on the Beach.

Santos, W. L. P. (2008) Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino.

Silver, J. e Rosenbaum, E. (2016) MaKey MaKey. An Invention Kit for Everyone. MIT Media Lab's Lifelong Kindergarten. Disponível em: <http://web.media.mit.edu/~ericr/makeymakey/>. Acesso em 25 de maio de 2016

Viveiro, A. A. e Zancul, M. C. S. (2014) Perspectivas para a formação de professores dos anos iniciais da escolarização em relação aos conteúdos de ciências. In: Jackson Gois (Org.). Metodologias e processos formativos em ciências e matemática. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, p. 9-26
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SOBREIRA, Elaine; VIVEIRO, Alessandra; D'ABREU, João. Do Paper Circuit à programação de Arduino com Scratch: uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de energia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 456-465. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.456.