A formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças

  • Eliziana Machado Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME/PMF)
  • Júlia Teobaldo Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME/PMF)
  • Luciana Campos Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME/PMF)
  • Marcos do Nascimento Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME/PMF)
  • Zoralia Brito das Chagas Vasconcelos Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SME/PMF)

Resumo


Esse artigo descreve uma metodologia de uso de tecnologias digitais na formação continuada do professor no sistema público municipal de ensino de Fortaleza, intitulada Formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças, em turmas da Educação Infantil 4 e 5, com base nas Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil, e na busca da garantia do inciso XII do Artigo 9º da Resolução nº 5. Subsidia o professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais (laptop, computador, lousa digital, áudio, vídeo, celular, tablet, câmera fotográfica). Atende à duas vertentes, uma voltada para formação do formador de educação infantil e a outra, para formação de professores PRB.

Referências

BRASIL. CNE/SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação infantil. Resolução n° 05, de 2009. Brasília, DF, 2009.

CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Fortaleza, 2011.

DEMO, P. Educar pela Pesquisa. São Paulo. Cortez: Autores Associados, 1998.

HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Lei do Piso. Visitado em 30 de maio de 2016. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm.

LËVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1996.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Eliziana; TEOBALDO, Júlia; CAMPOS, Luciana; NASCIMENTO, Marcos do; VASCONCELOS, Zoralia Brito das Chagas. A formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 737-746. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.737.