A formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças
Resumo
Esse artigo descreve uma metodologia de uso de tecnologias digitais na formação continuada do professor no sistema público municipal de ensino de Fortaleza, intitulada Formação do leitor e escritor na perspectiva da inclusão digital de crianças, em turmas da Educação Infantil 4 e 5, com base nas Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil, e na busca da garantia do inciso XII do Artigo 9º da Resolução nº 5. Subsidia o professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais (laptop, computador, lousa digital, áudio, vídeo, celular, tablet, câmera fotográfica). Atende à duas vertentes, uma voltada para formação do formador de educação infantil e a outra, para formação de professores PRB.
Referências
CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Fortaleza, 2011.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. São Paulo. Cortez: Autores Associados, 1998.
HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Lei do Piso. Visitado em 30 de maio de 2016. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm.
LËVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1996.