Um salto qualitativo e quantitativo das salas virtuais desenvolvidas no curso Moodle em escola pública de Educação Básica

  • Adriana Dallacosta CMPA
  • Alice Severo Brum CMPA
  • Kelly Hannel CMPA

Resumo


Este artigo apresenta as diretrizes teórico-metodológicas que embasaram a reformulação do curso Moodle para professores de uma escola pública de Educação Básica. As mudanças implementadas proporcionaram um ganho significativo no número de salas abertas para os alunos e, principalmente, na qualidade dessas salas. Com o objetivo de analisar e validar a metodologia aplicada no curso, foi realizada uma pesquisa a fim de descobrir o que foi mais significativo para a aprendizagem dos concludentes.

Referências

Cavalcanti, R. A. (1999) "Andragogia: A aprendizagem nos adultos". Rev. De Clínica Cirúrgica da Paraíba, n.6, Ano 4, Jul. 1999. Disponível em <http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html>. Acesso em: 03 jul. 2014.

Diniz, I. K. S.; Darido, S. C. (2013) "Explorando as TIC na formação inicial de professores de Educação Física: uma experiência com danças folclóricas". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2602>. Acesso em: 03 jul. 2014.

Generoso, A. A. P.; Neto, C. N.; Reinehr, S.; Malucelli, A. (2013) "Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2600>. Acesso em: 03 jul. 2014.

Gil, A. C. (2002) "Como elaborar projetos de pesquisa". 4.ed. São Paulo: Editora Atlas.

Hamze, A. (2008) "Andragogia e a arte de ensinar aos adultos". Disponível em <http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/andragogia.html>. Acesso em: 03 jul. 2014.

Martins, C. A.; Giraffa, L. M. M. (2008) "Formação do docente imigrante digital para atuar com nativos digitais no Ensino Fundamental". Disponível em: <http://web02.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/132_220.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2014.

______. (2008) "Metodologia de Projetos via MOODLE: uma investigação acerca das competências necessárias aos docentes do Ensino Fundamental". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1014>. Acesso em: 03 jul. 2014.

Neto, O. C. (1994) "O trabalho de campo como descoberta e criação". In: Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Deslandes, S.; Neto, O. C.; Gomes, R.; Minayo, M. C. S. (org.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DALLACOSTA, Adriana; BRUM, Alice Severo; HANNEL, Kelly. Um salto qualitativo e quantitativo das salas virtuais desenvolvidas no curso Moodle em escola pública de Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 566-575. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.566.