ABCÊ Bulir: Uma Proposta de Software Educacional para o auxilio no Processo de Alfabetização e Desenvolvimento Cognitivo de Crianças com Síndrome de Down

  • Michel S. Rodrigues UFRPE
  • Zildomar C. Félix UFRPE

Resumo


As crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam um relativo déficit cognitivo, ocasionando certo atraso na alfabetização. Considerando este contexto, o objetivo deste trabalho é evidenciar as características do processo cognitivo de crianças com SD, e propor o desenvolvimento de um software educacional com suporte a Interface Natural de Usuário, utilizandose, para isso, o dispositivo de hardware de detecção de movimentos da Microsoft, denominado Kinect.

Referências

PINTO, A. C. S. Desenvolvimento de Um Jogo para jovens/adultos portadores de Síndrome de Down. 2013. 119 f. Tese (Mestrado em Multimídia) – Universidade do Porto, Porto. 2013.

Buckley, S. J.; BIRD, G. Meeting the educational needs of children with Down Syndrome. Down Syndrome News Update, Portsmouth, 1999 v. 1, n. 4, p. 159-174.

Cunningham, Cliff. Down Syndrome: An Introduction for Parents and Carers. 3ª ed. London: Souvenir Press, 2011. 480p.

Farias, E. H., Hounsell, M. S., Blume, L. B., Ott, F. R., Cordovil, F. V. P. MoviLetrando: Jogo de Movimentos para Alfabetizar Crianças com Down. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2., 2013, São Paulo-SP.

Lima, R. P. O Uso de Software Educacional como Mediador Instrumental na Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down. 2009. 94 f. Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Amapá, Macapá. 2009.

Lima, J. B. F. Síndrome de down: desafios e potencialidades aprendendo para e sobre o down: In: Kopzinski, S. D. (Org.). Percursos Psicopedagógicos: entre o saber e o fazer. Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2010. p. 65-72.

Mustachi, Z. Síndrome de Down – Caracterização Geral. In: Sociedade Brasileira de Clinica Médica. Diagnostico e Tratamento. Volume 3. Editora Manole Ltda., 2007 Cap. 6, p. 239-258.

Stray-Gundersen, K. Crianças com Síndrome de Down: Guia para pais e Educadores. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 280 p.
Publicado
03/11/2014
RODRIGUES, Michel S.; FÉLIX, Zildomar C.. ABCÊ Bulir: Uma Proposta de Software Educacional para o auxilio no Processo de Alfabetização e Desenvolvimento Cognitivo de Crianças com Síndrome de Down. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 11-15. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.11.