Saberes e competências para a tutoria a distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD
Abstract
This article presents part of the research done at Masters level aimed to critically reflect on the knowledge teachers needed for tutoring reflective and formative away. Methodologically, it is a qualitative theoretical construct of nature, under the phenomenological approach, based on our experience as tutor distance. In this publication we delimited the reflection made in the theoretical bias Perrenoud from which we present strategies for formative and reflective teaching online.
References
Perrenoud, P.; Thurler, M. G. et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Perrenoud, P.; Altet, M.; Charlier, É.; e Paquay, L. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001b. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
Perrenoud, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.
________. Dez Novas Competências para uma nova profissão. Pátio. Revista Pedagógica, n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12, 2001a. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
________. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista pedagógica (Porto Alegre, Brasil) n° 11, Novembro 1999, pp. 15-19. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
Tardif, M.. Saberes docentes e formação profissional. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Tassigny, M. M.. Formação superior, educação a distância e os pilares da educação contemporânea. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 22, n. 2, p. 123-127, jul./dez. 2007.
