Saberes e competências para a tutoria a distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD
Resumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa feita em nível de mestrado que objetivou refletir criticamente sobre os saberes docentes necessários para uma tutoria a distância reflexiva e formativa. Metodologicamente, trata-se de um constructo teórico, de natureza qualitativa, sob o enfoque fenomenológico, a partir da nossa experiência enquanto tutora a distância. Nesta publicação delimitamos a reflexão feita sob o viés teórico de Perrenoud a partir da qual apresentamos estratégias para uma docência online reflexiva e formativa.
Referências
Perrenoud, P.; Thurler, M. G. et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Perrenoud, P.; Altet, M.; Charlier, É.; e Paquay, L. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001b. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
Perrenoud, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.
________. Dez Novas Competências para uma nova profissão. Pátio. Revista Pedagógica, n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12, 2001a. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
________. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista pedagógica (Porto Alegre, Brasil) n° 11, Novembro 1999, pp. 15-19. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.
Tardif, M.. Saberes docentes e formação profissional. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Tassigny, M. M.. Formação superior, educação a distância e os pilares da educação contemporânea. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 22, n. 2, p. 123-127, jul./dez. 2007.