Saberes e competências para a tutoria a distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD

  • Elissandra Silva Santos UFS
  • Henrique Nou Schneider UFS

Resumo


Este artigo apresenta parte da pesquisa feita em nível de mestrado que objetivou refletir criticamente sobre os saberes docentes necessários para uma tutoria a distância reflexiva e formativa. Metodologicamente, trata-se de um constructo teórico, de natureza qualitativa, sob o enfoque fenomenológico, a partir da nossa experiência enquanto tutora a distância. Nesta publicação delimitamos a reflexão feita sob o viés teórico de Perrenoud a partir da qual apresentamos estratégias para uma docência online reflexiva e formativa.

Referências

Castells, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Perrenoud, P.; Thurler, M. G. et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Perrenoud, P.; Altet, M.; Charlier, É.; e Paquay, L. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001b. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.

Perrenoud, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.

________. Dez Novas Competências para uma nova profissão. Pátio. Revista Pedagógica, n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12, 2001a. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.

________. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista pedagógica (Porto Alegre, Brasil) n° 11, Novembro 1999, pp. 15-19. Disponível em <link>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2013.

Tardif, M.. Saberes docentes e formação profissional. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Tassigny, M. M.. Formação superior, educação a distância e os pilares da educação contemporânea. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 22, n. 2, p. 123-127, jul./dez. 2007.
Publicado
03/11/2014
SANTOS, Elissandra Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou. Saberes e competências para a tutoria a distância reflexiva e formativa: perspectivas teóricas e estratégias para a formação de educadores na modalidade EaD. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 477-481. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.477.