Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica

  • Ana Amélia Pardini Generoso UENP
  • João Coelho Neto PUCPR
  • Sheila Reinehr PUCPR
  • Andreia Malucelli PUCPR

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar como os professores da rede municipal de ensino, que obtiveram baixo IDEB em 2007, estão utilizando as TDIC após capacitações promovidas por políticas próprias e parcerias externas, visando analisar suas percepções sobre essa formação. Foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo a coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado, realizada no período de abril a julho de 2012. Analisando-se qualitativamente os questionários, percebeu-se que mesmo após as capacitações há uma carência do uso das TDIC em sala de aula, uma vez que seu resultado depende do interesse e compromisso do professor em usá-las.

Referências

Coelho Neto, J. (2009) "Educação e Informática: Um Estudo Sobre o uso de Ambientes Informatizados com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio". Maringá: UEM. 113p. Dissertação de Mestrado.

Coelho Neto, J.; Bernardelli, M. S.; Pessoa, M. P.; Guilhem, M. B.; Malucelli, A.; Reinehr, S. (2011). "O uso das TIC na formação de professores de escolas que obtiveram baixo IDEB". In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), Aracaju – SE. p. 988-996.

Costa, T.; Silva, C.; Rebouças, A.; Alencar, L.; Lopes, E.; Dantas, V.; Souza, F.; Assis, E.; Dantas, J.; Almeida, L.; Andrade, M. V. (2011) "Formação Tecnológica de Professores do Município Tinto: um relato de experiência". In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), Aracaju – SE. p. 1468–1477.

Gil. A. C. (2007) "Como elaborar projetos de pesquisa". 4 ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, M. A. F; Gandra, A. F. (2010) "Letramento Digital dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". In: Anais do XVI Worshop sobre Informática na Escola (WIE). Belo Horizonte – MG. p. 1001-1010.

Mallmann, E. M; Schneider, D. R.; Teixeira, T. G.; Sales; J. V.; Toebe, I.C.D. (2012) "Fluência Tecnológica dos Tutores em Ambientes Virtuais". Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). V.10, no. 1, julho, p.1-10.

Matos, E. S. A (2008) "Revolução da técnica: análise de possibilidades para a educação mediada por computador". In: Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – WIE – Workshop sobre Informática na Escola, Belém, PA. p.11-18.

Ponte, J. P. (2000) "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios?". Revista Iberoamericana de Educación. Número 24, Septiembre – Diciembre.

Rabêlo, E. M. S. (2008) "Capacitação de Professores em Informática Educativa e seus reflexos na Prática Pedagógica". In: Anais do XXVIII Congresso da SBC – Workshop sobre Informática na Escola (WIE). Belém do Pará – PA. p. 410-413.

Santos, D. A. P; Schlünzen, E. T. M; Schlünzen Júnior, K. (2011) "Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva". In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), Aracaju – SE. p. 1498-1506.

Sombrio, C. M.; Rodrigues, A. P. (2011) "O uso das TICs nas salas de recursos TGD". Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). V.9, no. 1, julho, p. 1-11.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
GENEROSO, Ana Amélia Pardini; COELHO NETO, João; REINEHR, Sheila; MALUCELLI, Andreia. Abordagem Qualitativa do uso das TDIC na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 230-239. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.230.