O uso de Geometria Interativa em cursos a distância para motivar e aprofundar conhecimentos de Matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental II

  • Patricia A. Rodrigues Universidade de São Paulo (USP)
  • Márcia Roberta S. P. Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Danilo L. Dalmon Universidade de São Paulo (USP)
  • Leônidas O. Brandão Universidade de São Paulo (USP)

Resumo


Este artigo relata um experimento de ensino e aprendizagem de geometria com alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental na modalidade de Ensino a Distância. O objetivo do experimento foi examinar a motivação e o desempenho dos alunos ao aprenderem geometria com o Moodle e iGeom. Relata-se um resumo do curso e resultados obtidos, como a possibilidade de aprendizado de geometria em um curso interativo e a distância.

Referências

Alcará, A. R. e Guimarães, S. E. R. (2007). A instrumentalidade como uma estratégia motivacional. Psicologia Escolar Educacional, 11(1):177–178.

Boruchovitch, E. (2008). Motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Revista Educação-PUC-RS, 31(1):30–38.

Hentea, M., Shea, M., e Pennington, L. (2003). A perspective on fulfilling the expectations of distance education. Conference On Information Technology Education, pages 160–167.

Raines, J. M. e Clark, L. M. (2011). A brief overview on using technology to engage students in mathematics. Current Issues in Education, 14(2).

Rodrigues, P. A., Brandão, L. O., e Brandão, A. A. F. (2010). Interactive Assignment: a Moodle Component to Enrich the Learning Process. 40th Annual Frontiers in Education Conference, Washington, DC, EUA.

Tanbellini, M. J. G. S. e Brandão, L. O. (2010). O uso da geometria interativa como facilitador no ensino e aprendizagem de matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental. Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte, MG.
Publicado
21/11/2011
RODRIGUES, Patricia A.; SILVA, Márcia Roberta S. P.; DALMON, Danilo L.; BRANDÃO, Leônidas O.. O uso de Geometria Interativa em cursos a distância para motivar e aprofundar conhecimentos de Matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental II. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1402-1406. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21767.