O uso de Geometria Interativa em cursos a distância para motivar e aprofundar conhecimentos de Matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental II
Resumo
Este artigo relata um experimento de ensino e aprendizagem de geometria com alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental na modalidade de Ensino a Distância. O objetivo do experimento foi examinar a motivação e o desempenho dos alunos ao aprenderem geometria com o Moodle e iGeom. Relata-se um resumo do curso e resultados obtidos, como a possibilidade de aprendizado de geometria em um curso interativo e a distância.
Referências
Boruchovitch, E. (2008). Motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Revista Educação-PUC-RS, 31(1):30–38.
Hentea, M., Shea, M., e Pennington, L. (2003). A perspective on fulfilling the expectations of distance education. Conference On Information Technology Education, pages 160–167.
Raines, J. M. e Clark, L. M. (2011). A brief overview on using technology to engage students in mathematics. Current Issues in Education, 14(2).
Rodrigues, P. A., Brandão, L. O., e Brandão, A. A. F. (2010). Interactive Assignment: a Moodle Component to Enrich the Learning Process. 40th Annual Frontiers in Education Conference, Washington, DC, EUA.
Tanbellini, M. J. G. S. e Brandão, L. O. (2010). O uso da geometria interativa como facilitador no ensino e aprendizagem de matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental. Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte, MG.