Ambiente de Simulação STEM para o Ensino de Robótica e Programação: Um Estudo de Caso

  • Genarde Macedo Trindade Serviço Social da Indústria (SESI) / Miami University of Science and Technology (MUST)
  • Dayane Rosas de Souza Faculdade de Tecnologia SENAC Amazonas (FATESE)
  • Tatiana dos Santos Miami University of Science and Technology (MUST)

Resumo


Novas abordagens de ensino onde o aluno se torna protagonista no processo de aprendizagem estão cada vez mais sendo disseminadas, e a metodologia de ensino STEM surge como uma tendência pedagógica. Desta forma, este trabalho apresenta a implementação e avaliação de um ambiente de simulação STEM para o ensino de robótica e programação. Para isto, elaborou-se e executou-se um experimento com alunos do ensino fundamental II, para identificar se o ambiente de simulação poderia contribuir com o ensino de robótica e programação. Assim, como resultado, o estudo apresenta indícios satisfatório na utilização do simulador no e ensino de robótica e programação.
Palavras-chave: STEM, Programação, Robótica, Simulador

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Publicado
16/11/2022
TRINDADE, Genarde Macedo; DE SOUZA, Dayane Rosas; DOS SANTOS, Tatiana. Ambiente de Simulação STEM para o Ensino de Robótica e Programação: Um Estudo de Caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 36-46. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224734.