Ambiente de Simulação STEM para o Ensino de Robótica e Programação: Um Estudo de Caso

  • Genarde Macedo Trindade Serviço Social da Indústria (SESI) / Miami University of Science and Technology (MUST)
  • Dayane Rosas de Souza Faculdade de Tecnologia SENAC Amazonas (FATESE)
  • Tatiana dos Santos Miami University of Science and Technology (MUST)

Resumo


Novas abordagens de ensino onde o aluno se torna protagonista no processo de aprendizagem estão cada vez mais sendo disseminadas, e a metodologia de ensino STEM surge como uma tendência pedagógica. Desta forma, este trabalho apresenta a implementação e avaliação de um ambiente de simulação STEM para o ensino de robótica e programação. Para isto, elaborou-se e executou-se um experimento com alunos do ensino fundamental II, para identificar se o ambiente de simulação poderia contribuir com o ensino de robótica e programação. Assim, como resultado, o estudo apresenta indícios satisfatório na utilização do simulador no e ensino de robótica e programação.
Palavras-chave: STEM, Programação, Robótica, Simulador

Referências

Ángel-Díaz, C. M., Segredo, E., Arnay, R., & León, C. (2020). Simulador de robótica educativa para la promoción del pensamiento computacional. Revista de Educación a Distancia (RED), 20(63), 1-30.

Batista, E. J. S., Dezan, C. M., Cabral, H. F., & da Silva, R. C. (2021, November). Circuito STEAM: Oficina mão na massa para docentes da Educação Profissional durante a pandemia. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (pp. 191-201). SBC.

CoderZ. Currículo CoderZ: Desperte um amor eterno por STEM. (2021). Recuperado em 15 dezembro, 2021, de https://gocoderz.com/.

dos Santos Silva, D. E., Sobrinho, M. C., and Valentim, N. (2019). Steam and digitalstorytelling: a case study with high school students in the context of education 4.0. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 30, page 159.

Guedes, A. C. N., Andrade, E. D. L. P., Benevides, K. A., Silva, K. B. A., Santos, L. G. P., Ferreira, L. J. N., ... & Almeida, E. (2021, July). Projeto Katie: o desafio de motivar meninas para as áreas STEM em meio à pandemia. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 325-329). SBC.

Melo Niño, D. S. (2020). Integración de las ciencias básicas en educación media con enfoque STEM en robótica comparada con una metodología tradicional de enseñanza. Doctoral dissertation, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Duitana, Colombia.

Pasinato, L. B., & Trentin, M. A. S. (2020). A robótica na escola: promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec), 6(1), 1-14.

Pontes, P. R. S. (2021). Uso da robótica educacional como suporte ao ensino e aprendizagem de lógica de programação. Dissertação de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Pugliese, G. O. (2020). STEM Education–um panorama e sua relação com a educação brasileira. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 209-232.

Tomé, I. A. L. (2020). Stem No Ensino da Transformação de Energia: Um Estudo Com Alunos do 9. º Ano. Doctoral dissertation, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Travassos, G. H., Gurov, D., & Amaral, E. A. G. G. (2002). Introdução à engenharia de software experimental. Rio de Janeiro, Programa de Engenharia e Sistemas de Produção.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
TRINDADE, Genarde Macedo; DE SOUZA, Dayane Rosas; DOS SANTOS, Tatiana. Ambiente de Simulação STEM para o Ensino de Robótica e Programação: Um Estudo de Caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 36-46. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224734.