Arquitetura Pedagógica Projeto de Aprendizagem: A Compreensão e as Adaptações Construídas por Alunas-Professoras

Resumo


A pesquisa tem como objetivo analisar como as alunas-professoras de um curso de Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância, compreenderam a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem, e as adaptaram aos seus alunos do ensino fundamental. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo Estudo de Caso. Os sujeitos são seis alunas-professoras que trabalharam os projetos de aprendizagem com os seus alunos no estágio curricular obrigatório e discutiram as experiências realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso. Os dados analisados foram extraídos dos TCCs, os quais estão armazenados no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Concluiu-se que as alunas-professoras compreenderam a ideia principal dos projetos de aprendizagem e o adaptaram para as suas práticas educativas.

Palavras-chave: Arquiteturas Pedagógicas, Projetos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Educação

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Valente, J. A. (2011) “Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergetnes”? São Paulo: Paulus.

CARVALHO, M.J.S.; NEVADO, R. A.; MENEZES, C. S. (2007) “Arquiteturas pedagógicas para a Educação a Distância”. In. NEVADO, R.A. CARVALHO, M.J. S. e MENEZES, C.S. (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.

FAGUNDES, Léa da Cruz; MAÇADA, Débora Laurino; SATO, Luciane Sayuri. (1999) “Aprendizes do Futuro: as Inovações Começaram”. Coleção Informática para a Mudança na Educação-Ministério da Educação. Brasília: Estação Palavra.

FERREIRA, A. R., MENEZES, S. K. de O., FRANCISCO, D. J. (2020) “Oficinas de formação para professores utilizando a linguagem de programação Scratch”. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020). Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (WIE 2020). Disponível em: [link]. Acesso em 20 de junho 2021.

FREIRE, P. (1996) “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. São Paulo: Paz e Terra. (Coleção Leitura)

NEVADO, R.A.; CARVALHO M.J.; MENEZES, C.S. (2009a) “Metarreflexão e a construção da (trans) formação permanente: estudo no âmbito de um curso de Pedagogia a Distância”. In: VALENTE, J. A. e BUSTAMANTE, S. B. V. – organizadores. Educação a Distância - Prática e Formação do Profissional Reflexivo. São Paulo, p. 83 a 108.

ZIEDE, M. L.; NEVADO, R. A. (2008) “A Formação Continuada dos Tutores do Curso de Pedagogia a Distância no modelo de Comunidades de Aprendizagem”. RENOTE. Vol. 6, nº 1, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 set. 2020.

YIN, Robert K. (2010) “Estudo de Caso: planejamento e métodos”. Tradução Ana Thorell: revisão Técnica Cláudio Damacena. – 4. ed.- Porto Alegre: Bookman.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MILLAN, Gerson Luiz; ARAGÓN, Rosane. Arquitetura Pedagógica Projeto de Aprendizagem: A Compreensão e as Adaptações Construídas por Alunas-Professoras. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 231-241. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224689.