Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias

Resumo


O presente artigo apresenta uma experiência de desenvolvimento profissional docente, com o uso do Design Thinking para a construção de estratégias pedagógicas a serem aplicadas em sala de aula. A partir de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, o Design Thinking é apresentado como potencial qualificação da prática docente, sendo exemplificado a partir do seu uso em duas edições de uma formação continuada com docentes do ensino superior. As experiências possibilitaram a busca constante pela inovação no fazer pedagógico docente, contribuindo para a reconstrução de estratégias pedagógicas inovadoras.

Palavras-chave: design thinking, estratégias pedagógicas, desenvolvimento profissional docente

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Publicado
16/11/2022
MICHELS, Ana Beatriz; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; ARAGÓN, Rosane. Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 253-263. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225002.