Educação para a Economia Criativa - O Programa "Projeto de Vida" do SEBRAE aplicado na SEDUC: um estudo de caso em uma escola do ensino médio em Sergipe

  • Elijane Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Henrique Nou Schneider Universidade Federal de Sergipe

Resumo


Esta pesquisa acerca da cibercultura e das tecnologias digitais aplicadas à educação empreendedora está sendo desenvolvida em nível de Mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Federal. A fundamentação teórica trata sobre a cibercultura, a educação empreendedora e as tecnologias digitais conforme descritos na 5ª e 6ª competências da BNCC. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em um estudo de caso. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva e espera-se como resultados: ratificar a necessidade de introduzir a educação na cibercultura e desenvolver competências nos estudantes úteis para a vida e para o trabalho.

Palavras-chave: Economia Criativa, Cibercultura, SEBRAE

Referências

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC.

BRASIL (2008). Constituição. Constituição República Federativa do Brasil: promulgada em 06 de outubro de 1988.4. ed. São Paulo: Saraiva.

CONCEIÇÃO, Sheilla da Silva; SCHNEIDER, Henrique Nou. (2021) O dispositivo SSC: contextos de aprendizagem multimodal e reflexiva. In: Schneider, Henrique Nou; CARVALHO, Geovânia Nunes de; DIAS, Mª Aparecida do Nascimento; FILHO, Paulo do Eirado. (org.). Sapiens digital. Aracaju: Edições Micael, cap. 2, p. 130. Disponível em: [link]. Acesso em 30 de jun. 2022.

INSPER. Mundo se aproxima da Marca de 5 bilhões de usuários de Internet, 63% da população. Disponível em: [link]. Acesso em 30 de jun. 2022.

CANALTECH. Big Data: os cinco Vs que todo mundo deveria saber. Disponível em: [link]. Acesso em 30 de jun. 2022.

TUDO CELULAR. WhatsApp tem 29 milhões de mensagens enviadas a cada minuto, indica pesquisa. Disponível em: [link]. Acesso em 30 de jan. 2022.

GIL. A. C. (2008), Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ª ed. São Paulo: Atlas

LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

LEMOS, André (2021). A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo (2020). Análise textual discursiva. Unijuí, Ijuí–RS: Coleção educação e ciências.

PERRENOUD, Philippe (2015). Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artmed.

PEREIRA, Adriana Soares, (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, | RS: Editora sextante.

SCHWAB, Klaus (2016). A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro.

SCHNEIDER, Henrique Nou (2021). De homem a android: uma análise sobre o uso acrítico das tecnologias digitais. In: SCHNEIDER, Henrique Nou; CARVALHO, Geovânia Nunes de. (org.). Por que se faz mal uso das tecnologias na atualidade? Curitiba: Appris. p. 13-17.

SOUZA, Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy; SILVEIRA, Adailson de Jesus (2018). Currículo de Sergipe: educação infantil e ensino fundamental, coordenadores. Aracaju: MEC, SEDUC, UNDIME.

YIN, Robert K (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ª ed. Porto Alegre: Bookman.

VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol et. al (2020). Economia criativa: design de experiência e estratégias de inovação. Rio de Janeiro, Epapers.

VIANA, Lindiney Reis; SCHNEIDER, Henrique Nou (2021). As tecnologias digitais como mediadoras do ensino e da aprendizagem em aula de arte na educação básica. In: Schneider, Henrique Nou; CARVALHO, Geovânia Nunes de; DIAS, Mª Aparecida do Nascimento; FILHO, Paulo do Eirado. (org.). Sapiens digital. Aracaju: Edições Micael, cap. 2, p. -148.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Elijane Ribeiro dos; SCHNEIDER, Henrique Nou. Educação para a Economia Criativa - O Programa "Projeto de Vida" do SEBRAE aplicado na SEDUC: um estudo de caso em uma escola do ensino médio em Sergipe. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 369-376. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.226048.