Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso

  • Gilmara T. Barcelos Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro
  • Liliana M. Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia A. Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que professores em formação sejam preparados. Nesse sentido, foi implementada a disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMT) na matriz curricular da licenciatura em Matemática do Instituto Federal Federal Fluminense Campus Campos-Centro. Tendo em vista investigar o impacto das ações realizadas na referida disciplina, na prática docente dos egressos foi realizada uma pesquisa. Neste artigo, entre outros aspectos, apresenta-se a analise de entrevistas realizadas com os egressos que cursaram a disciplina EMT. A análise sinalizou que não basta uma formação inicial de boa qualidade, quanto ao uso pedagógico das TIC, para que estas sejam incorporadas, efetivamente, às práticas docentes.

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Publicado
21/07/2010
BARCELOS, Gilmara T.; PASSERINO, Liliana M.; BEHAR, Patrícia A.. Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1031-1040. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25375.