Melhorando a Geometria Interativa com o uso de Tutores Rastreadores de Padrões: iGeom e CTAT
Resumo
Programas de Geometria Interativa (GI) trazem diversos benefícios a seus usuários, facilitando a aprendizagem de conceitos geométricos por meio da interatividade. Ainda assim há uma demanda por novas funcionalidades, como por exemplo um acompanhamento individualizado do aluno. Este artigo resumido mostra o desenvolvimento de um tutor inteligente que será incorporado a um programa de GI, iGeom, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de geometria.
Referências
Brandão, L. O., Isotani, S., & Moura, J. G. (2006). Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação à Distância: iGeom e SAW. Revista Brasileira de Informática na Educação, 14 (1), 41-50.
Blessing, S., Gilbert, S., Ourado, S., & Ritter, S. (2007). Lowering the bar for creating model-tracing ITS. 13th International Conference on AI in Education, (pp. 443-450).
Koedinger, K. R., & Aleven, V. (2007). Exploring the Assistance Dilemma in Experiments with Cognitive Tutors. Education Psychological Review, 239-264.
Ruthven, K., Hennessy, S., Deaney, R. (2008) Constructions of DG: A study of the interpretative flexibility of educational software. Computers & Education, 51(1).