App Lab para Jovens: desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso de aplicativo

  • Lucas de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaína Gomide Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Júlia Taqueuti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Eduarda Namba Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Fernanda Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Flávia Villela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jefferson Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Esse artigo apresenta o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso de aplicativo para jovens. A plataforma App Lab foi utilizada para implementação dos aplicativos e não foi exigido nenhum conhecimento prévio em programação. Durante as aulas foram apresentados conceitos de programação e de interface aos participantes. O curso proposto tem duração de 6 aulas com 2h de duração cada. Os resultados, obtidos por meio da experiência do curso com 55 alunos, indicam que o curso foi considerado divertido e interessante pelos alunos que aprenderam conceitos e programaram seus próprios aplicativos.
Palavras-chave: app lab, jovens, programação

Referências

Alves, N. and von Wangenheim, C. G. (2023). Uma análise em larga escala das funcionalidades de aplicativos criados com app inventor. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, páginas 27–36, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC

Branco, A., Dutra, C., Zumpichiatti, D., Campos, F. A., SantClair, G., Mello, J., Moreira, J. a. V., Godinho, J., Marotti, J., and Gomide, J. (2021). Programming for children and teenagers in brazil: A 5-year experience of an outreach project. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’21, page 411–417, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Cafiero, C., Pinheiro, J. V., e Gomide, J. (2018). Avaliação das ferramentas utilizadas em um curso de programação para crianças: Percepções dos alunos e seus instrutores. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, páginas 51–60. SBC.

Hsu, T.-C., Chang, S.-C., and Hung, Y.-T. (2018). How to learn and how to teach computational thinking: Suggestions based on a review of the literature. Computers & Education, 126:296–310.

Joaquim, S., Pimentel, F., Silva, A., and Bittencourt, I. (2023). Desenvolvimento do pensamento computacional de estudantes da educação básica com mit app inventor. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, páginas 332–342, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Oliveira, S., Pereira, M., and Teixeira, F. A. (2021). Mit app inventor como ambiente de ensino de algoritmos e programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, páginas 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Porlan Ariza, R., Martın, J., et al. (1996). El diario del profesor: un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Diada, 1996.

SBC (2018). Diretrizes para ensino de computação na educação básica.

Steinglass, A., Franke, B., and Filman, S. (2017). App lab: A powerful javascript ide for rapid prototyping of small data-backed web applications (abstract only). In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’17, page 641–642, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Thomas, R. and Cambraia, A. (2023). Ensino de programação e desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no app inventor. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, páginas 763–773, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC

Wang, A. I. and Tahir, R. (2020). The effect of using kahoot! for learning–a literature review. Computers & Education, 149:103818.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Zumpichiatti, D., SantClair, G., Moreira, J. V., and Gomide, J. (2021). Um relato sobre a experiência do ensino de programação para crianças e jovens de forma remota. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 161–170, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
04/11/2024
AZEVEDO, Lucas de; GOMIDE, Janaína; TAQUEUTI, Ana Júlia; NAMBA, Maria Eduarda; SANTOS, Maria Fernanda; SANTANA, Laura; VILLELA, Flávia; NOGUEIRA, Jefferson. App Lab para Jovens: desenvolvimento, aplicação e avaliação de um curso de aplicativo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 278-288. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241603.