Experiências Computacionais Educativas Construcionistas (ExCEC) como contexto para a aprendizagem de números negativos e desenvolvimento do pensamento computacional

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma Experiência Computacional Educativa Construcionista (ExCEC) desenvolvida para oportunizar a uma turma de crianças a construção de significados relacionados à ideia de números negativos. Usamos o micromundo do Gatinho construído no Scratch como suporte concreto para o raciocínio matemático das crianças, o que significou mobilizar seus pensamentos reflexivo e computacional para orientar suas construções mentais rumo à compreensão e resolução dos problemas propostos. O conceito de ExCEC está fundamentado nas teorias de John Dewey e Seymour Papert, cujas ideias foram alvos de investigação para a construção de relações sinergéticas para sustentar nossa análise. Além disso, apresentamos a concepção de pensamento computacional construída relacionando-se as ideias de Papert e muitos conceitos da Ciência da Computação concebidos na literatura como seus pilares. Concluímos que pensamento reflexivo e pensamento computacional se coadunam para favorecer a aprendizagem de matemática pela construção de significados, e que mobilizar o pensamento computacional através de atividades de programação amplia as possibilidades de se desenvolver um processo de aprendizagem pela experiência educativa orientada pelo pensamento reflexivo.
Palavras-chave: Experiência Computacional, Matemática, Pensamento Computacional, Pensamento Reflexivo, Scratch

Referências

BARAB, S; SQUIRE, K. Design-based research: Putting a stake in the ground. Journal of the Learning Sciences, London, v. 13, n.1, p. 1–14, 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: jan. 2021.

BARBOSA, L. L. S. da; MALTEMPI, M.V. Recognizing Possibilities of Computational Thinking When Teaching First-degree Equations: A Classroom Case. In: PROCEEDINGS OF FABLEARN, 2019. Anais [...]. New York: Columbia University, 2019. p. 57–64

BARBOSA, L. L. S. MALTEMPI, M. V.. Educação pela experiência: projetos de programação entendidos como um propósito em uma experiência matemática educativa. PROMETEICA - Revista de Filosofia y Ciencias, v. 27, p. 783–792, 2023a. DOI: 10.34024/prometeica.2023.27.15377. Acesso em: dez. 2023.

BARBOSA, L. L. S. da. Construção de Significados Matemáticos em Experiências Computacionais Educativas Construcionistas orientadas pelos pensamentos reflexivo e computacional. Tese (Doutorado em Educação Matemática): UNESP – Rio Claro. 2024.

COBB, P; DISESSA, A; LEHRER, R; SCHAUBLE, L. Design experiments in educational research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9–13, 2003. Disponível em: [link]. Acesso em: abr. 2021.

DEWEY, J. (1976) Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

DEWEY, J. (1979) Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

GADANIDIS, G; HUGHES, J.M; MINNITI, L. Computational Thinking, Grade 1 Students and the Binomial Theorem. Digital Experiences Mathematics Education. v. 3, n.2, p. 77–96, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: maio 2021.

LINCOLN, Y; GUBA, E. Naturalistic Inquiry. 1. ed. Londres: Sage Publications, 1985.

PAPERT, S. (1985) LOGO: Computadores e Educação. Tradução José Armando Valente, Beatriz Bitelman, Afira V. Ripper. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PAPERT, S. (2008) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Publicado
04/11/2024
BARBOSA, Luciana L. da Silva; MALTEMPI, Marcus V.. Experiências Computacionais Educativas Construcionistas (ExCEC) como contexto para a aprendizagem de números negativos e desenvolvimento do pensamento computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 493-502. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242689.