Promovendo a Integração entre Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade: Um Relato de Experiência

Resumo


Este trabalho apresenta a participação do projeto de extensão Girls Power In Programming (GPP) na Semana de Produção Científica, de Extensão e Inovação do IFPR campus Palmas, realizada em parceria com o campus avançado Coronel Vivida. O GPP Objetiva criar espaços de discussão, resgate, aprendizado, integração e apoio para meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os resultados destacam a importância de adaptar metodologias de gestão de projetos para atender às demandas contemporâneas, além dos benefícios das práticas ágeis no ambiente educacional, promovendo inovação e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Eventos Científicos Acadêmicos, Educação STEM, Projeto de Extensão

Referências

Anderson, D. (2010). Kanban: Mudança Evolucionária de Sucesso para seu Negócio de Tecnologia. Blue Hole Press, Sequim. Traduzido por Andrea Pinto, Formato: eBook Kindle.

Arcanjo, A. M. R., da Silva, E. A. A., and de Lima, N. M. C. (2023). Rodas de conversa como instrumento para a participação de mulheres nas stem: Relato de experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 440–445. SBC.

Beck, K., Beedle, M., van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., Kern, J., Marick, B., Martin, R. C., Mellor, S., Schwaber, K., Sutherland, J., and Thomas, D. (2001). Manifesto for agile software development.

Chassot, A. (2019). A ciência é masculina? é, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, 19(71-72):9–28.

da Silva Cuba, R. (2023). Palestra ciência e gênero (slides). XIII Contextos e Conceitos do IFPR Palmas.

Farias, M. G. G. and Santos, N. N. d. L. (2023). Ações de popularização, de divulgação da informaçãao científica e de aproximação com a sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 16(1):67–87.

Laqueur, T. and Whately, V. (2001). Inventando o sexo. Rio de Janeiro: Relume Dumara.

Lima, B., Silva, C., Vieira, G., Nascimento, J., Silva, M., Lima, M., Silva, N., Queiroz, R., Santos, T., Souza, W., and Cabral, R. (2023). Relato de experiência: Imersão tecnológica para mulheres. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 294–304, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Marini, A., Tives, H. A., and do Nascimento Araujo, L. (2022). Visibilidade feminina nas áreas de stem: Análise de rede social por meio do perfil do projeto de extensão”girls power in programming”. Revista Difusão, 1(9)

Marini, A., Tives, H. A., Muler, I. d. F. S., and de Oliveira, G. (2023). Promovendo a participação feminina em stem na educação básica: Projeto meninas! In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 272–281. SBC.

Marques, A., Pinheiro, V., Alencar, A., Branco, K., Alves, R., and Mendes, M. (2019). Unindo pesquisa e extensão para fortalecer a participação feminina em cursos de computação de uma universidade: Projeto meninas digitais do vale. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 31–40. SBC

ONU (2015). Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável - transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Sabzalieva, E., Valentini, A., for Higher Education in Latin America, U. I. I., and the Caribbean (2023). ChatGPT e inteligência artificial na educação superior: guia de iníıcio rápido. UNESCO IESALC, Caracas, Venezuela

Tives, H. A. and Pereira, R. (2022). Diagnóstico sobre a presença das mulheres na distribuição de prêmios na área da computação. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 45–55. SBC.

Women, U. (2023). Progress on the sustainable development goals: The gender snapshot 2023.
Publicado
04/11/2024
TIVES, Heloise Acco; TONIAL, Carolina Hoppen; MARINI, Andreia. Promovendo a Integração entre Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 586-597. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242382.