Robótica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): relato de uma experiência formativa

Resumo


O relato tem como objetivo descrever a formação de profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (RME) em Robótica Educacional. Participaram da formação docentes da EJA e estudantes. O curso se valeu da metodologia Steam e de diferentes materiais durante seu desenvolvimento. Como resultado, cursistas conseguiram produzir protótipo robotizado autoral a fim de resolver problema do dia-a-dia, relacionando-os a pesquisa como princípio educativo. A socialização dos protótipos demonstrou as habilidades desenvolvidas e que é possível incluir docentes e discentes da EJA no universo da robótica.

Palavras-chave: Robótica, Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores

Referências

Blikstein, P. (2016) “Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação”, In Educação e Pesquisa, v. 42, p. 837–856, DOI: 10.1590/S1517-970220164203003

Brasil. (2010) “Resolução CNE/CEB 4/2010”, Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, [link]

Brasil (2018) “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), Bra sília, CNE. [link]

Brasil (2022) “BNCC – Complemento Computação”, Brasília, CNE. [link]

Brasil (2022) “Parecer CNE/CEB nº 02/2022”, Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link]

Favero, R. V. M., Cardoso, R. G. W. e Segabinazzi, S. D. (2023) “Educação de Jovens e Adultos e Cultura Digital: um estudo de caso no Colégio de Aplicação da UFRGS”. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), [link]

Florianópolis. (2016) “Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”, Florianópolis, SC, [link]

Garofalo, D. (2021) “Programação Desplugada: siga o mestre”, In Garofalo, D., Robótica com sucata, Moderna, São Paulo, SP.

Lorenzin, M., Assumpção, C. M., e Bizerra, A. (2018) “Desenvolvimento do currículo STEAM no Ensino Médio: a formação de professores em movimento”. In Bacich, L. e Moran, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, Penso, Porto Alegre.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO (2017), “Educação para os objetivos de educação sustentável: objetivos de aprendizagem”, [link]

Pischetola, M. (2016) “Inclusão Digital e educação: a nova cultura da sala de aula”, Editora PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ.

Santos, J. B. S., Pereira, R. I. S., Caetano, A. K. e Jucá, S. C. S. (2023) “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS, Sociedade Brasileira de Computação, [link]
Publicado
04/11/2024
LUZ, Sandra Dias da; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Robótica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): relato de uma experiência formativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 724-729. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242432.