Investigando o Ingresso e a Permanência Feminina no Curso de Ciência da Computação da UESB: Uma Análise Dos Últimos 10 Anos
Resumo
Este artigo analisa a participação feminina no curso de Ciência da Computação da UESB entre 2014 e 2024, com foco no ingresso e permanência das alunas. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, combinando dados institucionais sobre matrículas e evasão com fatores socioculturais e institucionais. O objetivo é compreender a evolução das taxas de ingresso, comparar a evasão entre gêneros e verificar se as tendências da instituição refletem o cenário de outras universidades brasileiras, visando contribuir para políticas de equidade de gênero.Referências
CHERYAN, S.; ZIEGLER, S. A.; MONTOYA, A. K.; JIANG, L. Why are some STEM fields more gender balanced than others? Psychological Bulletin, v. 143, n. 1, p. 1-35, 2017.
FIGUEIREDO, R. V. DE; et al. Um estudo inicial sobre as alunas ingressantes no curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2016. Disponível em: [link].
HAYES, Caroline Clarke. Computer Science: The incredible shrinking Woman. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 25-49.
HICKS, Maria. Meritocracy and feminization in conflict. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 127-148.
LIGHT, J. S. When computers were women. Technology and Culture, v. 40, n. 3, p. 455-483, 1999.
MARGOLIS, J.; FISHER, A. Unlocking the Clubhouse: Women in Computing. Cambridge: MIT Press, 2002.
MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010.
PEREIRA, J. S.; et al. Uma análise da participação das mulheres nos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2020.
SAX, L. J.; KANNY, M. A.; RIGGERS-PIEHL, T. A.; WHANG, H.; PAULSON, L. N. "But I'm Not Good at Math": The Changing Salience of Mathematical Self-Concept in Shaping Women's and Men's STEM Aspirations. Research in Higher Education, v. 56, n. 8, p. 813-842, 2015.
SEVILHA, N.; et al. Participação feminina nos cursos de computação nas instituições de ensino de Passos-MG. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 10, p. 17395–17412, 2023.
SILVA, J.; OLIVEIRA, L.; SILVA, A. Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 444-452. DOI: 10.5753/wei.2019.6649.
SILVA, M.; OLIVEIRA, J.; SANTOS, A.; PEREIRA, L. Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI 2021), 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 50-59.
SILVA, M. S. da; SILVA, A. do S. da; BRITO, S. R. de. A participação feminina nos cursos de computação do estado do Pará: avanços e desafios. Colloquium Exactarum, v. 9, n. 1, p. 01-14, jan./mar. 2017. DOI: 10.5747/ce.2017.v09.n1.e180.
SOUZA, T. P. A desigualdade de gênero no campo da tecnologia da informação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11., 2017. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017.
TYMPAS, A.; et al. Constructing gender and technology in advertising images. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 73-99.
FIGUEIREDO, R. V. DE; et al. Um estudo inicial sobre as alunas ingressantes no curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2016. Disponível em: [link].
HAYES, Caroline Clarke. Computer Science: The incredible shrinking Woman. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 25-49.
HICKS, Maria. Meritocracy and feminization in conflict. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 127-148.
LIGHT, J. S. When computers were women. Technology and Culture, v. 40, n. 3, p. 455-483, 1999.
MARGOLIS, J.; FISHER, A. Unlocking the Clubhouse: Women in Computing. Cambridge: MIT Press, 2002.
MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010.
PEREIRA, J. S.; et al. Uma análise da participação das mulheres nos cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2020.
SAX, L. J.; KANNY, M. A.; RIGGERS-PIEHL, T. A.; WHANG, H.; PAULSON, L. N. "But I'm Not Good at Math": The Changing Salience of Mathematical Self-Concept in Shaping Women's and Men's STEM Aspirations. Research in Higher Education, v. 56, n. 8, p. 813-842, 2015.
SEVILHA, N.; et al. Participação feminina nos cursos de computação nas instituições de ensino de Passos-MG. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 10, p. 17395–17412, 2023.
SILVA, J.; OLIVEIRA, L.; SILVA, A. Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 444-452. DOI: 10.5753/wei.2019.6649.
SILVA, M.; OLIVEIRA, J.; SANTOS, A.; PEREIRA, L. Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI 2021), 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 50-59.
SILVA, M. S. da; SILVA, A. do S. da; BRITO, S. R. de. A participação feminina nos cursos de computação do estado do Pará: avanços e desafios. Colloquium Exactarum, v. 9, n. 1, p. 01-14, jan./mar. 2017. DOI: 10.5747/ce.2017.v09.n1.e180.
SOUZA, T. P. A desigualdade de gênero no campo da tecnologia da informação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11., 2017. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017.
TYMPAS, A.; et al. Constructing gender and technology in advertising images. In: MISA, Thomas J. (org.). Gender Codes: Why Women Are Leaving Computing. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010. p. 73-99.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
ROCHA, Lívia Evily de A.; CASTRO, Ana Carolina X.; COSTA, Camille R.; SOUSA, Lis L.; GONZALEZ, Maria Luísa G..
Investigando o Ingresso e a Permanência Feminina no Curso de Ciência da Computação da UESB: Uma Análise Dos Últimos 10 Anos. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 35-46.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8150.
