A Transversalidade do Pensamento Computacional: Algumas Justificativas

Resumo


O homem que trabalha e muda a natureza tem, nos últimos anos, aderido às suas habilidades e competências básicas, o letramento e o Pensamento Computacional (PC). Estas características, por sua vez, têm alteradas as formas que são percebidas nos últimos anos e, aqui, a proposta da sua aplicação junto ao ensino de Educação Financeira. Uma possível linha de raciocínio é apresentada tendo em vista a dinâmica do seu significado, o protagonismo do indivíduo, a importância de sua emancipação e o papel transversal do PC, que justificam sua relevância na contemporaneidade. Ademais, exemplos de aplicações e de conexões em âmbito nacional (Brasil) são apresentados de forma descritiva e em justificativa ao levantamento realizado.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Transversalidade, Educação Financeira

Referências

Araújo, L., Silveira, H. U. C. da e Mattos, M. (2018). Ensino do pensamento computacional em escola pública por meio de uma plataforma lúdica. [link], [acesso em 8 jun 2022].

Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., et al. (2017). Metodologias de Avaliação do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática.

Baroni, A. K. C., Silva, E. C. Da, Maltempi, M. V. e Javaroni, S. L. (2019). Educação financeira e as contribuições do pensamento computacional em uma proposta de atividade voltada à tomada de decisão. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 151–179.

Bedregal-Alpaca, N., Padron-Alvarez, A., Castañeda-Huaman, E. e Cornejo-Aparicio, V. (2020). Design of Cooperative Activities in Teaching-Learning University Subjects: Elaboration of a Proposal. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 11, n. 4.

BNCC (2022). Educação Financeira na BNCC. [link], [acesso em 8 jun 2022].

Brackmann, C., Barone, D., Casali, A., Boucinha, R. e Muñoz-Hernandez, S. (2016). Computational thinking: Panorama of the Americas. In 2016 international symposium on computers in Education (SIIE). IEEE.

BRASIL (1988). Constituição - Compilado. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm, [acesso em 8 jun 2022].

BRASIL (20 dec 1996). LEI No 9.394 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, [acesso 8 jun 2022].

BRASIL, Ministério da Educação (2013). Diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL, Ministério da Educação (2018). BNCC - Base Nacional Comum Curricular. . MEC - Ministério da Educação e Cultura. http://basenacionalcomum.mec.gov.br, [acesso em 20 dez 2022].

Brennan, K. e Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. p. 25.

Cansu, S. K. e Cansu, F. K. (2019). An Overview of Computational Thinking. International Journal of Computer Science Education in Schools, v. 3, n. 1.

Castro, E., Sakata, T. e Zaina, L. (2019). Explorando o potencial da interação NUI em um jogo de pensamento computacional para crianças. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, p. 140.

Correa, M. A. P. da C. e Souza, R. L. (2016). Origem e relação do trabalho com o ser humano e as limitações do trabalho na prisão / Origin and work relationship with human being and labor limitations in prison. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 15, n. 1, p. 126.

França, R. S. De, Falcão, T. P., Peres, F. e Morais, D. (2021). Uma Análise da Emergência de Pensamento Computacional em Práticas de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação do Campo. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP). . SBC. [link], [acesso em 8 jun 2022].

Franco, M. L. P. B. (1989). Possibilidades e limites do trabalho enquanto princípio educativo. Cadernos de Pesquisa, n. 68, p. 29–38.

Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido. SA Primera edicion, Mexico,

Freire, Paulo. Algumas reflexões em torno da utopia. In: FREIRE, Ana Maria de Araújo (org.). Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001b.

Gaudencio, M., Silva, S. D., Sampaio, S. S. S. e Sampaio, L. (2018). Classificação de Questões de Matemática nas Diferentes Competências da Matemática e do Pensamento Computacional. [link], [acesso em 8 jun 2022].

Giordano, C. C., Assis, M. R. da S. e Coutinho, C. de Q. (2019). A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA$\pm$Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 3.

Guarda, G. F. e Pinto, S. C. C. S. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC. [link], [acesso em 8 jun 2022].

Kembara, M., Rozak, R. e Hadian, V. (2019). Research-based Lectures to Improve Students’ 4C (Communication, Collaboration, Critical Thinking, and Creativity) Skills.

Kong, S.-C. e Abelson, H. [Eds.] (2019). Computational Thinking Education. Springer Nature.

Leite, A. A. M. (2017). O trabalho e a origem do homem em sociedade: Uma análise stravés da filosofia de Marx e Lukács. Cadernos Cajuína, v. 2, n. 2, p. 79–84.

Lin, S.-Y., Chien, S.-Y., Hsiao, C.-L., Hsia, C.-H. e Chao, K.-M. (2020). Enhancing Computational Thinking Capability of Preschool Children by Game-based Smart Toys. Electronic Commerce Research and Applications, v. 44.

Luz, R. S. Da (2008). Trabalho alienado em Marx: a base do capitalismo.

Mantoan, M. T. E. (2006) Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

Marques, Luciana Pacheco, Marques, Carlos Alberto. (2003). Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. In: LISITA, Verbena Moreira S. de S. e SOUSA, Luciana Freire E.C.P. (orgs.) Políticas Educacionais, Práticas Escolares e Alternativas de Inclusão Escolar.

MEC, M. da E. e C. (2022). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) Parte I - Bases Legais. p. 75.

Nascimento, C., Santos, D. A. e Tanzi, A. (2018). Pensamento Computacional e Interdisciplinaridade na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático. . http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8293, [acesso em 8 jun 2022].

Nunes, M. A. S. N., Santos, C. G. Dos, Silva, L. A. S. e Brito, A. S. B. (2020). Os quatro pilares do Pensamento Computacional. Almanaque para popularização da Ciência da Computação, 7. p. 40.

OCDE (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/35108560.pdf, [acesso em 8 jun 2022].

ONU (2022). As Nações Unidas no Brasil. As Nações Unidas no Brasil. https://brasil.un.org/pt-br/about/about-the-un, [acesso em 8 jun 2022].

Papert, S. (1996). The connected family : bridging the digital generation gap. Atlanta, Ga. : Longstreet Press.

Pereira, F. T. S. S., Araújo, L. G. e Bittencourt, R. (2019). Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola. SBC. https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13179, [acesso em 8 jun 2022].

Romero, M., Lepage, A. e Lille, B. (2017). Computational thinking development through creative programming in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 42.

Selby, C. C., Selby, C., Woollard, John e Woollard, J (2010). Computational Thinking: The Developing Definition. p. 6.

Wing, J. M. (mar 2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35.

Wing, J. M. e Togyer, J. (2011). Research Notebook: Computational Thinking--What e Why? [link], [acesso em 8 jun 2022].

Zanetti, H., Borges, M. e Ricarte, I. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).

Zhong, B., Wang, Q., Chen, J. e Li, Y. (2016). An Exploration of Three-Dimensional Integrated Assessment for Computational Thinking. Journal of Educational Computing Research, v. 53, n. 4, p. 562–590.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Antonio Alexandre; OLIVEIRA, Márcio Canedo de; S. N. NUNES, Maria Augusta. A Transversalidade do Pensamento Computacional: Algumas Justificativas. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 73-85. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2022.227528.