A Relevância e a Relação de Pensamento Computacional e Educação Financeira na Educação Básica Brasileira: Um Levantamento sobre o Entendimento dos Estudantes de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Educação
Resumo
Pelas linhas da educação, a integração do Pensamento Computacional (PC) e da Educação Financeira (EF) favorecem a inclusão e, como temas inseridos recentemente na Educação Básica brasileira, poucos são os estudos que investigam o que entendem os profissionais da área de educação sobre tais temas (PC e EF), tanto isolados quanto integrados. Para preencher esta lacuna foi realizado um levantamento com a aplicação de questionário espontaneamente respondido por 30 alunos brasileiros das áreas de Pedagogia, licenciatura em Matemática e Educação. Os resultados mostram que 41% entendem o que é PC, 90% entendem o que é EF e 72% percebem a possibilidade da integração desses temas na Educação Básica brasileira.
Referências
BRASIL (2021). PIBID - Apresentação. http://portal.mec.gov.br/pibid, [acesso em 8 jun 2022].
BRASIL Inep (2021). Pisa — Inep. [link], [acesso em 8 jun 2022].
Cenci, D. (2021). Educação Financeira e Presença dos Pilares do Pensamento Computacional em Atividades Plugadas: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Universidade Federal da Fronteira Sul. p. 49.
CIEB (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. http://curriculo.cieb.net.br, [acesso em 10 jun 2022].
Gabillaud, H. de O. G. e Nantes, E. A. S. (2021). As percepções de professores supervisores e alunos bolsistas do PIBID sobre a introdução do pensamento computacional por meio de atividades desplugadas. Research, Society and Development, v. 10, n. 13.
Geraldes, W. B., Ferneda, E., Mariz, R. e Alonso, L. (2017). O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 6, n. 1, p. 902.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A.
Hoppen, N., Lapointe, L., Moreau, E. (1996). Um guia para avaliação de artigos de pesquisas em sistemas de informação.
Júnior, F. R. dos S. and Ricarte, D. R. D. (2020). Um retrato sobre o ensino do Pensamento Computacional em anos finais do Ensino Fundamental no Sertão Paraibano. RENOTE, v. 18, n. 1.
Kubota, E. K., Lima, A. C. de, Junior, A. A. de C., Oliveira, W., Santos, Q. de A. (2021). Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. . SBC. [link], [acesso em 01 Jun 2022].
Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22 140, p. 55–55.
Mannila, L., Dagiene, V., Demo, B., Grgurina, N., Mirolo, C., Rolandsson, L., & Settle, A. (2014). Computational thinking in K-9 education. In Proceedings of the working group reports of the 2014 on innovation & technology in computer science education conference (pp. 1-29).
Menezes, C. S. De, Júnior, A. N. de C. e Aragon, Rosane (2022). Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede – Informática na Educação. https://ieducacao.ceie-br.org/arquiteturas-pedagogicas/, [acesso em 13 set 2022].
Nascimento, L. F., Cavalcante, M. M. D. (2018). Abordagem Quantitativa na Pesquisa em Educação: Investigações no Cotidiano Escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249–260.
OCDE (2012a). Princípios de Alto Nível da INFE para Avaliação de Programas de Educação Financeira. [link], [acesso on 26 mai 2022].
OCDE (2012b). Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study | READ online. [link], [acesso em 26 mai 2022].
Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 17.
Pinsonneault, A. e Kraemer, K. (1993). Survey Research Methodology in Management Information Systems: An Assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75–105.
SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. [link], [acesso em 9 jun 2022].
SBC (2021). Plano de Ação Biênio 2021-2023. . SBC - Sociedade Brasileira de Computação. https://www.sbc.org.br/institucional-3/eleicoes/plano-de-acao, [acesso em 9 jun 2022].
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35.