Ensino de Pensamento Computacional para Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Utilizando Computação Desplugada e Pseudocódigo: estudo de caso na região Norte do Ceará

  • Alex de Sousa Ramos UFC
  • Iális Cavalcante Paula Júnior UFC

Resumo


Este estudo aborda o ensino de Pensamento Computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental na região Norte do Ceará, focando na utilização de métodos desplugados e pseudocódigo. O Pensamento Computacional é uma habilidade vital para lidar com desafios digitais, envolvendo resolução lógica de problemas com base em conceitos de computação. Dada a dificuldade do ensino de programação, especialmente em escolas públicas com limitações de recursos, a abordagem desplugada e pseudocódigo emerge como uma alternativa eficaz. Esta pesquisa observa que alunos nessa faixa etária estão aptos a assimilar os conceitos relacionados e demonstra que esses métodos são não só eficazes, mas também replicáveis.

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Publicado
06/11/2023
RAMOS, Alex de Sousa; PAULA JÚNIOR, Iális Cavalcante. Ensino de Pensamento Computacional para Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Utilizando Computação Desplugada e Pseudocódigo: estudo de caso na região Norte do Ceará. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236082.