Ensino de Pensamento Computacional para Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Utilizando Computação Desplugada e Pseudocódigo: estudo de caso na região Norte do Ceará

  • Alex de Sousa Ramos UFC
  • Iális Cavalcante Paula Júnior UFC

Resumo


Este estudo aborda o ensino de Pensamento Computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental na região Norte do Ceará, focando na utilização de métodos desplugados e pseudocódigo. O Pensamento Computacional é uma habilidade vital para lidar com desafios digitais, envolvendo resolução lógica de problemas com base em conceitos de computação. Dada a dificuldade do ensino de programação, especialmente em escolas públicas com limitações de recursos, a abordagem desplugada e pseudocódigo emerge como uma alternativa eficaz. Esta pesquisa observa que alunos nessa faixa etária estão aptos a assimilar os conceitos relacionados e demonstra que esses métodos são não só eficazes, mas também replicáveis.

Referências

Adarkwah, M. A. (2021). The power of assessment feedback in teaching and learning: a narrative review and synthesis of the literature. SN Social Sciences, 1(3):75.

Anja Balanskat, K. E. (2015). Computing our future:.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Brasil (2017). Base nacional comum curricular. Technical report, Ministério da Educação, Brasília.

Brasil (2019). Relatório do brasil no pisa 2018. versão preliminar. Technical report, INEP/MEC, Brasília.

del Olmo-Munoz, J., Cozar-Gutiérrez, R., and González-Calero, J. A. (2020). Computational thinking through unplugged activities in early years of primary education. Computers & Education, 150:103832.

Gerhardt, T. and Silveira, D. (2009). Métodos de Pesquisa. Editora da UFRGS, 1 edition.

Papert, S. (1980). Mindstorms. Nova York: Livros Básicos.

Ribeiro, L., Nunes, D., Cruz, M., and Matos, E. (2013). Computational thinking: Possibilities and challenges. pages 22–25.

Silva, F. A. d., Pilquevitch, L. M., Damasceno, M. d. S., and Magalhães, E. d. M. (2021). Avaliação escolar e o google formulários: Uso de tic durante a pandemia da covid-19.

Threekunprapa, A. and Yasri, P. (2020). Unplugged coding using flowblocks for promoting computational thinking and programming among secondary school students. International Journal of Instruction, 13(3):207–222.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. 49(3):33–35.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RAMOS, Alex de Sousa; PAULA JÚNIOR, Iális Cavalcante. Ensino de Pensamento Computacional para Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Utilizando Computação Desplugada e Pseudocódigo: estudo de caso na região Norte do Ceará. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236082.