Identificação e Caracterização de Campanhas de Propagandas Eleitorais Antecipadas Brasileiras no Twitter

  • Marcelo M. R. Araujo UFMG
  • Carlos H. G. Ferreira UFMG / UFOP
  • Julio C. S. Reis UFV
  • Ana P. C. Silva UFMG
  • Jussara M. Almeida UFMG

Resumo


Neste trabalho investigamos a promoção coordenada de campanhas de propaganda política antecipadas realizadas por usuários do Twitter, com foco no período pré-eleitoral brasileiro de 2022. A metodologia explorada envolve a modelagem de uma rede baseada em co-retweets, a extração de um backbone da rede, e por fim, a identificação e análise de comunidades, com foco em características dos usuários e do conteúdo compartilhado. Os resultados revelam um número significativo de comunidades que promovem conteúdo relacionado a diversos pré-candidatos de diferentes espectros políticos, dentre eles, direita e esquerda. Ademais, constatamos que as comunidades de direita são muito maiores em comparação com as de esquerda, tanto em relação ao número de usuários quanto no volume de informações compartilhadas. Acreditamos que os resultados identificados fornecem insumos interessantes para o entendimento do fenômeno no contexto brasileiro, bem como, futuramente, para auxiliar a formulação de mecanismos que sejam eficientes na detecção de ações coordenadas (i.e., campanhas eleitorais antecipadas) em plataformas sociais.

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Publicado
06/08/2023
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ARAUJO, Marcelo M. R.; FERREIRA, Carlos H. G.; REIS, Julio C. S.; SILVA, Ana P. C.; ALMEIDA, Jussara M.. Identificação e Caracterização de Campanhas de Propagandas Eleitorais Antecipadas Brasileiras no Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 12. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 67-78. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2023.229879.

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