Análise de Propagandas Eleitorais Antecipadas no Twitter

  • Samuel Guimarães UFMG
  • Márcio Silva UFMS
  • Josemar Caetano UFMG
  • Marcelo Araújo UFMG
  • Jonatas Santos UFMG
  • Julio C. S. Reis UFV
  • Ana P. C. Silva UFMG
  • Fabrício Benevenuto UFMG
  • Jussara M. Almeida UFMG

Resumo


Propagandas eleitorais são parte essencial de uma eleição. A popularização das redes sociais online ofereceu um meio promissor para que candidatos se comuniquem com o eleitorado em larga escala. De fato, já foi apontado o uso destas aplicações para divulgar propagandas eleitorais, inclusive fora do período permitido pela legislação brasileira (propagandas antecipadas). Porém, o combate desta prática é frustrado pela ausência de um conhecimento mais amplo das características deste tipo de conteúdo, permitindo soluções de detecção eficazes. Este estudo visa contribuir para tal conhecimento através da ampla caracterização do conteúdo textual de um conjunto de propagandas eleitorais antecipadas compartilhadas no Twitter em períodos préeleitorais associados a eleições recentes no Brasil (2016, 2018 e 2020). Como principal conclusão, observou-se que as propagandas tendem a ter sentimento negativo ou neutro, certa estrutura constante e mais da metade tendem a citar explicitamente um candidato ou partido a ser escolhido ou evitado.

Palavras-chave: Anúncio Político, Propaganda Eleitoral Antecipada, Twitter, Redes Sociais

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Publicado
31/07/2022
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GUIMARÃES, Samuel et al. Análise de Propagandas Eleitorais Antecipadas no Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 11. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 85-96. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2022.222602.

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