Sentimentos em Cena: uma Análise dos Comentários em Trailers de Filmes da Netflix Brasil no YouTube
Resumo
A produção de conteúdo audiovisual é uma parte essencial da indústria do entretenimento, e a plataforma Netflix se destaca nesse mercado. Trailers de filmes da Netflix postados em plataformas como YouTube, geram um grande volume de dados de interação, impossibilitando uma análise manual. Além disso, trabalhos para analisar dados de interação são escassos na língua portuguesa. O objetivo desse trabalho foi investigar dados de interação em trailers de filmes no YouTube através do canal Netflix Brasil. Os resultados iniciais revelaram um pico de comentários pós-lançamento dos trailers, mas que tende a reduzir drasticamente com o tempo, assim como fortes correlações entre os índices de interação.Referências
Akoglu, H. (2018). User’s guide to correlation coefficients. Turkish journal of emergency medicine, 18(3):91–93.
Chen, R. N., Callista, A. S., Pratama, D. N., and Puspita, C. E. (2020). Sentiment analysis of youtube movie trailer comments using naı̈ve bayes. In Bulletin of Computer Science and Electrical Engineering.
Coelho, U. M., Lima, A. C. S., and O, N. (2017). Analisador de expressões positivas e negativas aplicado em comentários de livros e filmes.
Coutinho, V. M. d. M. S. and Malheiros, Y. (2020). Detecçao de mensagens homofóbicas em português no twitter usando análise de sentimentos. In Anais do IX Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 1–12. SBC.
Falico, L. L., Neves, S. C., and Romanelli, R. A. (2021). Balanço de produção: Mídia e educação: A influência do youtube no imaginário de crianças e adolescentes. In GT 2 – Educação e Comunicação. Mato Grosso, Brazil.
Hu, Y., Chen, M., and Hui, S. (2023). Sentiment deviations in responses to movie trailers across social media platforms. In Springer, editor, Marketing Letters: A Journal of Research in Marketing.
Kappaun, A. and Oliveira, J. (2022). Análise sobre viés de gênero no youtube: Um estudo sobre as eleições presidenciais de 2018 e 2022. In Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Macedo, M. B., Morais, B. G. S., de Almeida Ribeiro, L., da Costa, N. T., de Santana, T. S., and Junior, C. P. (2023). Análise comparativa de vídeos do youtube de canais de homens e mulheres na área de computação: uma investigação a partir dos comentários. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1862–1873. SBC.
MacLeod, L., Storey, M.-A., and Bergen, A. (2015). Code, camera, action: How software developers document and share program knowledge using youtube. In 2015 IEEE 23rd International Conference on Program Comprehension, pages 104–114.
Marchi, L. and Ladeira, J. M. (2023). Originais netflix: Um panorama da produção audiovisual da netflix no brasil 2016-2019. In Escola de comunicação, a. e. d., editor, REVISTA FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia.
Santos, L. L., Bianchi, R. A., and Costa, A. H. (2023). Finbert-pt-br: Análise de sentimentos de textos em português do mercado financeiro. In Anais do II Brazilian Workshop on Artificial Intelligence in Finance, pages 144–155. SBC.
Silva, I. O. d., Gouveia, F. C., et al. (2021). Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? Silva, M. E. R. and Serrano, P. H. S. M. (2023). Análise de sentimentos em textos de redes sociais: uma comparação entre o chatgpt e métodos tradicionais. Cadernos de Comunicação, 27(3).
Chen, R. N., Callista, A. S., Pratama, D. N., and Puspita, C. E. (2020). Sentiment analysis of youtube movie trailer comments using naı̈ve bayes. In Bulletin of Computer Science and Electrical Engineering.
Coelho, U. M., Lima, A. C. S., and O, N. (2017). Analisador de expressões positivas e negativas aplicado em comentários de livros e filmes.
Coutinho, V. M. d. M. S. and Malheiros, Y. (2020). Detecçao de mensagens homofóbicas em português no twitter usando análise de sentimentos. In Anais do IX Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 1–12. SBC.
Falico, L. L., Neves, S. C., and Romanelli, R. A. (2021). Balanço de produção: Mídia e educação: A influência do youtube no imaginário de crianças e adolescentes. In GT 2 – Educação e Comunicação. Mato Grosso, Brazil.
Hu, Y., Chen, M., and Hui, S. (2023). Sentiment deviations in responses to movie trailers across social media platforms. In Springer, editor, Marketing Letters: A Journal of Research in Marketing.
Kappaun, A. and Oliveira, J. (2022). Análise sobre viés de gênero no youtube: Um estudo sobre as eleições presidenciais de 2018 e 2022. In Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Macedo, M. B., Morais, B. G. S., de Almeida Ribeiro, L., da Costa, N. T., de Santana, T. S., and Junior, C. P. (2023). Análise comparativa de vídeos do youtube de canais de homens e mulheres na área de computação: uma investigação a partir dos comentários. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1862–1873. SBC.
MacLeod, L., Storey, M.-A., and Bergen, A. (2015). Code, camera, action: How software developers document and share program knowledge using youtube. In 2015 IEEE 23rd International Conference on Program Comprehension, pages 104–114.
Marchi, L. and Ladeira, J. M. (2023). Originais netflix: Um panorama da produção audiovisual da netflix no brasil 2016-2019. In Escola de comunicação, a. e. d., editor, REVISTA FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia.
Santos, L. L., Bianchi, R. A., and Costa, A. H. (2023). Finbert-pt-br: Análise de sentimentos de textos em português do mercado financeiro. In Anais do II Brazilian Workshop on Artificial Intelligence in Finance, pages 144–155. SBC.
Silva, I. O. d., Gouveia, F. C., et al. (2021). Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? Silva, M. E. R. and Serrano, P. H. S. M. (2023). Análise de sentimentos em textos de redes sociais: uma comparação entre o chatgpt e métodos tradicionais. Cadernos de Comunicação, 27(3).
Publicado
21/07/2024
Como Citar
ALVES, Matheus Rodrigues; MACEDO, Mateus Barros; RIBEIRO, Jaqueline; MANCINE, Lívia; PEREIRA JÚNIOR, Cleon Xavier.
Sentimentos em Cena: uma Análise dos Comentários em Trailers de Filmes da Netflix Brasil no YouTube. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 13. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 228-234.
ISSN 2595-6094.
DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2024.2974.