Análise de sentimento de tweets com foco em notícias
Resumo
A curiosidade por saber o que as pessoas pensam e como se sentem em relação aos acontecimentos do dia a dia sempre existiu. Este trabalho tem por objetivo satisfazer essa necessidade e analisar se as pessoas reagem de forma positiva ou negativa em relação às notícias divulgadas na mídia. Para isso, foram selecionados 3 tópicos e, para cada um deles, informações publicadas no serviço de microblogging Twitter foram coletadas, analisadas e tiveram sua polaridade identificada. O experimento realizado utilizou classificadores de linguagem e, além de verificar qual a opinião da população em relação às notícias selecionadas, foi possível identificar dentre 3 modelos linguísticos distintos qual deles obteve melhor resultado ao classificar tweets.
Palavras-chave:
Análise de Sentimentos, Twitter, Notícias
Publicado
01/08/2012
Como Citar
NASCIMENTO, Paula; AGUAS, Rodrigo; LIMA, Débora de; KONG, Xiao; OSIEK, Bruno; XEXÉO, Geraldo; SOUZA, Jano de.
Análise de sentimento de tweets com foco em notícias. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
ISSN 2595-6094.