Monitoramento das Interações dos Aprendizes na Rede Social Twitter como Apoio ao Processo de Mediação Docente

  • Roberto F. Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Jefferson Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Petrônio A. Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Alisson V. Brito Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Este artigo apresenta a utilização do Microblogging mais popular, denominado Twitter, a fim de definir o grau de interatividade e colaboração de conteúdos entre os alunos de uma mesma classe. Sendo assim, o presente trabalho discorre sobre a aplicação de técnicas de Análise de Redes Sociais como instrumento para alcançar os objetivos supracitados. Utilizando-se do Twitter, realizou-se um estudo com um grupo de alunos do ensino superior, aplicando-lhes as seguintes métricas de análise: in-degree centrality, outdegreecentrality closeness centrality e betweenness centrality. Os resultados obtidos foram comparados pelo professor com a conduta presencial dosalunos, ajudando a definir o perfil de cada um de seus discentes em relação ainteratividade e colaboração e possibilitando a realização de um trabalho queestimule a participação em grupo.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Mediação Docente, Twitter

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Publicado
17/07/2012
OLIVEIRA, Roberto F.; ARAÚJO, Jefferson; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.; BRITO, Alisson V.. Monitoramento das Interações dos Aprendizes na Rede Social Twitter como Apoio ao Processo de Mediação Docente. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 141-152. ISSN 2595-6094.