Análise de redes de palavras baseada em títulos extraídos de um sistema de atendimento
Resumo
A análise de redes sociais (ARS) tem sido um tópico de interesse de diversos estudos realizados nos últimos anos. Essas redes podem ser estabelecidas a partir da relação entre pessoas ou da relação de informações que podem ser analisadas a fim de auxiliar a tomada de decisão. A proposta do presente artigo é descrever e analisar redes semânticas construídas a partir da relação de palavras-chave presente em títulos de chamados gerados por usuários de um sistema de atendimento (Help Desk). Aplicando as técnicas de ARS a uma rede semântica foi possível identificar os tipos de problemas mais comuns, favorecendo a tomada de decisão diante destes.
Referências
[Caldeira 2006] Caldeira, S. M. G.; Petit Lobão, T. C.; Andrade, R. F. S.; Neme, A. e Miranda, J. G. V. (2006). The network of concepts in written texts. The European Physical Journal B, v. 49, pp. 523-529.
[Fadigas et al. 2009]Fadigas, I., Henrique, T., Pereira, H., Senna, V., and Moret, M. (2009). Analise de redes semânticas baseada em títulos de artigos de periódicos científicos: o caso dos periódicos de divulgação em educação matemática. Educação Matemática, Pesquisa, 11(1):167–193.
[Pereira et al. 2011]Pereira, H., Fadigas, I., Senna, V., and Moret, M. (2011). Semantic networks based on titles of scientific papers. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, 390(6):1192 – 1197.