Processo de Construção do Currículo de Referência em uma Instituição de Ensino

Resumo


Este artigo apresenta o processo de construção de um currículo de referência que será adotado como base para reformulação dos cursos oferecidos por uma instituição de ensino. Oportunizar aos futuros profissionais a apropriação de novos conhecimentos, com estímulo constante à pesquisa, a construção de sua própria formação e no uso da inteligência criativa e sensibilidade na interação com outros são pilares fundamentais na elaboração de um currículo que atenda os anseios do atual mundo em constante mudança. Estabelecer relações cooperativas entre as diferentes instituições de ensino, tanto nacionais quanto internacionais, bem como as demais organizações, abertos a um ambiente globalizado, favorecendo assim a existência de um campo de aplicação direta das aprendizagens absorvidas. Diante dessa perspectiva, têm-se como desafio a construção de um currículo que atenda tanto as orientações governamentais, tendo em vista a necessidade de alterações curriculares que surgem devido às reformas na legislação e nas políticas públicas, quanto à formação do egresso, aos objetivos de um curso específico, e em atendimento às exigências do mundo do trabalho, dos conselhos regionais, ainda considerando as competências de áreas, tais como, da engenharia e da computação. Os resultados apresentados têm como base a identificação do conjunto mínimo de grupos de conhecimentos essenciais exigidos pela instituição, de modo a maximizar o atendimento às diretrizes apresentadas no perfil do egresso e objetivo dos cursos, oriundos das diretrizes curriculares e catálogo nacional de cursos. A continuidade de uma instituição educacional perpassa por um acreditar constante na transformação de realidades, na importância da educação para o desenvolvimento sadio e integral do ser humano, no investimento em vidas.
Palavras-chave: Currículo de Referência, Conhecimento Essencial, Ciência da Computação

Referências

Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Instrução Normativa No. 002 de 14 de maio de 2019.

Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.

Arih Lewy. The International Encyclopedia of Curriculum. Tel Aviv.,1991. Ed. Pergamon.

Antonio Carrilho Ribeiro. Desenvolvimento Curricular. 1993. Lisboa. Texto Editora.

Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de Identidade: uma introdução às Teorias do currículo. 2016. 3ª. Edição. Belo Horizonte. Autêntica Editora.

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Acessado em novembro em 2020. http://www.portal.mec.gov.br/component/content/

Sociedade Brasileira de Computação. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017. Acessado em janeiro de 2021. [link].

Mariângela G. Setti, Maria Claudia F.P. Emer, Marilia A, Amaral, Luiz Ernesto Merkle, Marcelo Mikosz Gonçalves. Proposta de Flexibilização Curricular do Curso de Sistema de Informação ofertado pela UTFPR- Curitiba. 2014. Apresentado no Workshop de Educação em Educação. https://csbc.sbc.org.br/2014/wei.

Rogério Cardoso. Sistematização da Elaboração da Matriz Curricular de um Curso de Sistemas de Informação: a metodologia dos perfis. 2015. Apresentado no Workshop de Educação em Educação. https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10258.

Marise Ramos. Possibilidade e Desafios na organização do Currículo Integrado. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 2005. São Paulo. 106-127.

Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Resolução No. 37 de 08 de maio de 2018.

Edgar Morin. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MATOS, Jussara Pimenta; MARTINS, Teresa Helena Buscato. Processo de Construção do Currículo de Referência em uma Instituição de Ensino. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 207-212. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19215.