Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Distrito Federal

  • Vinicius Aguiar Monteiro Universidade de Brasília
  • Maristela Holanda Universidade de Brasília

Resumo


O ensino do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica Brasileira (EBB) é importante para o atendimento das competências e habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil para o ensino médio. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiências da aplicação dos conceitos do PC, em duas etapas e três escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal, utilizando a Linguagem de Programação Visual Scratch. O artigo descreve a metodologia proposta, o acompanhamento dos aprendizados dos estudantes e as lições aprendidas. Os resultados indicam que a metodologia teve boa aceitação e o curso contribuiu para o aumento dos conhecimentos gerais de informática dos estudantes. Dentre as lições aprendidas têm-se: o curso com um projeto único ao longo das aulas melhorou o engajamento dos estudantes; a necessidade de investimentos nos laboratórios de informática das escolas públicas; e a dificuldade do engajamento dos estudantes no ensino remoto.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação na Educação, Scratch, Base Nacional Comum Curricular

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Publicado
24/04/2023
MONTEIRO, Vinicius Aguiar; HOLANDA, Maristela. Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Distrito Federal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 254-261. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228348.