Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Distrito Federal

  • Vinicius Aguiar Monteiro Universidade de Brasília
  • Maristela Holanda Universidade de Brasília

Resumo


O ensino do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica Brasileira (EBB) é importante para o atendimento das competências e habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil para o ensino médio. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiências da aplicação dos conceitos do PC, em duas etapas e três escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal, utilizando a Linguagem de Programação Visual Scratch. O artigo descreve a metodologia proposta, o acompanhamento dos aprendizados dos estudantes e as lições aprendidas. Os resultados indicam que a metodologia teve boa aceitação e o curso contribuiu para o aumento dos conhecimentos gerais de informática dos estudantes. Dentre as lições aprendidas têm-se: o curso com um projeto único ao longo das aulas melhorou o engajamento dos estudantes; a necessidade de investimentos nos laboratórios de informática das escolas públicas; e a dificuldade do engajamento dos estudantes no ensino remoto.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação na Educação, Scratch, Base Nacional Comum Curricular

Referências

Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse VonWangenheim, and Jean C.R. Hauck. 2019. Approaches to Assess Computational Thinking Competences Based on Code Analysis in K-12 Education: A Systematic Mapping Study. Informatics in Education 18, 1, 17–39.

Claudio F André. 2018. O pensamento computacional como estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania. teccogs - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas 18, 94–109. https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/48579/32061.

Alexandre Aono, Hugo Rody, Daniela Musa, Vanessa Pereira, and Jurandy Almeida. 2017. A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação (São Paulo). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 2169–2178.

Ana Araujo, Wilkerson Andrade, and Dalton Guerrero. 2016. Um Mapeamento Sistemático sobre a Avaliação do Pensamento Computacional no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 5, 1, 1147.

Christiano Avila, Adriana Bordini, Monica Marques, and Luciana Cavalheiro, Simone e Foss. 2016. Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) 27, 1, 200.

James Bombasar, André Raabe, Elisangela Miranda, and Rafael Santiago. 2015. Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing? Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) 26, 1, 81.

BRASIL. 2022. Parecer CNE/CEB n.º 2/2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, Brasília, Brasil. [link].

Ministério da Educação BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, Brasília, Brasil. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Karen Brennan and Mitchel Resnick. 2012. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In In AERA 2012. American Educational Research Association meeting, Vancouver, BC, Canada, 25. http://scratched.gse.harvard.edu/ct/files/AERA2012.pdf.

Newerlyson Correia Costa, José Ricardo Santos de Lima, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Yonara Costa Magalhães, and Will Ribamar Mendes Almeida. 2022. O uso da plataforma Scratch como ferramenta facilitadora durante o ensino de lógica de programação para alunos do ensino médio: The use of the Scratch platform as a facilitating tool during the teaching of programming logic for high school students. Brazilian Journal of Development 8, 8, 59279–59293.

ISTE CSTA. 2011. Computational Thinking in K–12 Education: teacher resources (2 ed.). ISTE, CSTA, ISTE. 66 pages. https://cdn.iste.org/www-root/2020-10/ISTE_CT_Teacher_Resources_2ed.pdf.

Susan Davidson and Chris Murphy. 2022. Computational Thinking for Problem Solving. Vol. 1. Coursera, Philadelphia, Pennsylvania, United States. https://www.coursera.org/learn/computational-thinking-problem-solving

Scott Freeman, Sarah L. Eddy, Miles McDonough, Michelle K. Smith, Nnadozie Okoroafor, Hannah Jordt, and Mary Pat Wenderoth. 2014. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences 111, 23, 8410–8415. arXiv: https://www.pnas.org/doi/pdf/10.1073/pnas.1319030111.

Creative Computing Lab Harvard. 2019. Creative Computing Curriculum. Desenvolvido por Laboratório de Computação Criativa da Escola de Graduação em Educação de Harvard e Traduzido por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (aprendizagemcriativa.org) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil 1, 1, 192. https://lcl.media.mit.edu/resources/readings/creative-computing-guide.pt.pdf.

Cátia Mesquita Brasil Khouri, Gidevaldo Novais dos Santos, and Maria Silva Santos Barbosa. 2020. Mapeamento Sistemático em Metodologias de Ensinoaprendizagem de Programação. Revista de Ciência da Computação 2, 1, 13–27.

Sze Yee Lye and Joyce Hwee Ling Koh. 2014. Review on teaching and learning of computational thinking through programming: What is next for K-12? Computers in Human Behavior 41, 51–61.

Marji Majed. 2014. Learn to Program with Scratch. Novatec Editora, São Francisco, Califórnia, EUA.

Anna Raquel da S. Marinho, Pauleany S. de Morais, Givanaldo R. de Souza, and Alba S. L. do Nascimento. 2018. Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 10.

Joel Michael. 2006. Where’s the evidence that active learning works? Advances in Physiology Education 30, 4, 159–167. arXiv: https://doi.org/10.1152/advan.00053.2006 PMID: 17108243.

Jesús Moreno-León, Gregorio Robles, and Marcos Román-González. 2015. Dr. Scratch: Automatic Analysis of Scratch Projects to Assess and Foster Computational Thinking. RED-Revista de Educación a Distancia 46, 23. [link].

Milena de Oliveira, Anderson de Souza, Aline Ferreira, and Emanoel Barreiros. 2014. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação (Brasília). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 239–248. https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10978.

Pablo Schoeffel, Paolo Moser, Geraldo Varela, Letícia Durigon, Gustavo Albuquerque, and Matheus Niquelatti. 2015. Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional para Alunos do Ensino Fundamental. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 4, 1, 1474.

Jeannette M. Wing. 2006. Computational Thinking. Commun. ACM 49, 3, 33–35.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MONTEIRO, Vinicius Aguiar; HOLANDA, Maristela. Pensamento Computacional e Scratch: Um relato de Experiências com Estudantes do Ensino Médio Público no Distrito Federal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 254-261. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228348.