Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades
Resumo
O último Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) reitera ser estratégica a curricularização da extensão, em no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação, como forma de colaborar na ampliação de matrículas no Ensino Superior. Contudo, em dois importantes fóruns de discussões sobre a educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ainda são poucos os relatos da inserção da extensão na matriz curricular de cursos de graduação de Computação no país. Este artigo apresenta experiências de curricularização da extensão em cursos de Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ao fazê-lo, analisa essas experiências a partir das diretrizes enunciadas na Política Nacional de Extensão. Propõem-se, assim, reflexões sobre o processo de curricularização da extensão em cursos de Computação.
Referências
Brasil. 2014. Lei n. 13.005, de 9 de janeiro de 2014, Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
Brasil. 2016. Resolução MEC/CES/CNE n. 5, de 16 de novembro de 2016. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, Brasília, DF, 16 nov. 2016.
Brasil. 2018. Resolução MEC/CES/CNE n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, Brasília, DF, 18 dez. 2018.
Amanda Meincke Melo and Maria Cristina Graeff Wernz. 2018a. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. NIED/UNICAMP, Campinas, SP, Brasil, Name of chapter: Informática na Educação e práticas extensionistas: interação universidade-escola em perspectiva, 65-98.
FORPROEX - Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2012. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from [link].
Unipampa - Universidade Federal do Pampa. 2021a. Resolução Consuni/Unipampa n. 317, de 29 de abril de 2021. Retrieved December 26, 2022 from https://sites.unipampa.edu.br/consuni/resolucoes-da-136-a-01/
Unipampa - Universidade Federal do Pampa. 2021b. Instrução Normativa Unipampa n. 18, de 05 de agosto de 2021. Retrieved December 26, 2022 from [link].
Mateus Lima Alves, José Robertty de Freitas Costa, and Carla Ilane Moreira Bezerra. 2018. Um Relato de Experiência: Ensinando Robótica por Meio de Microcontroladores em uma Escola Profissional de Ensino Médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal, RN, Brasil) (WEI 2018). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wei.2018.3509
Carlos R. Beleti Junior, Robertino M. Santiago Junior, Alexandre P. Züge, Marcelo Valério, Maytê G. C. Bezerra. 2020. Por dentro do computador: trajetória de um projeto extensionista em um Campus da UFPR no interior do Paraná. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (online) (WEI 2020). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 51-55. https://doi.org/10.5753/wei.2020.11128
Clodis Boscarioli, Luiz Antonio Rodrigues, Ivonei Freitas da Silva, Sandra Mara Stocker Lago, Marcelo Roger Meneghatti, Maria da Piedade Araújo, Gabriel Delallo Caus. 2022. Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação (Niterói, RJ, Brasil) (WEI 2022). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 145-156. https://doi.org/10.5753/wei.2022.222826
Daniela Eloise Flôr, Eduardo Henrique Molina da Cruz, Ayslan Trevizan Possebom, Carlos Roberto Beleti Junior, Rodrigo Hübner, Paulo César Gonçalves, César Alberto da Silva, and Linnyer Beatryz Ruiz Aylon. 2020. MannaAcademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (online) (WEI 2020). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 26-30. https://doi.org/10.5753/wei.2020.11123
Matheus E. Franco, Breno M. Barra, Rosana A. Moreira, and Caio C. Dias. 2018. Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Robótica e Automação como Fator Motivacional para Estudantes de Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal, RN, Brasil) (WEI 2018). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wei.2018.3485
Giorgia de O. Mattos, Josilene A. Moreira, Ana Flávia S. A. Moura, Andrea B. Nascimento, and Chaenne C. Oliveira. 2018. Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse pela Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal, RN, Brasil) (WEI 2018). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wei.2018.3525
Casemiro Mota, Eduardo da Silva, Fernando Braz, Ivo Riegel, Joice Mota, Marco André Mendes, Paulo Cesar de Oliveira. 2014. A experiência do ambiente da Fábrica de Software nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação (Brasília, DF, Brasil) (WEI 2014). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 259-268. Retrieved December 26, 2022 from https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10980
Francisco Victor da S. Pinheiro, Ronier da S. Lima, Ana Kely L. Ferreira, Francisco Victor S. de Lima, and Wladimir Araújo Tavares. 2022. Programa de Educação Tutorial: Uma Análise Retrospectiva das Ações Realizadas para Auxiliar na Formação Pessoal e Profissional dos Alunos do Curso de Sistemas de Informação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação (Niterói, RJ, Brasil) (WEI 2022). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 61-72. https://doi.org/10.5753/wei.2022.223183.
Juliana Maria Oliveira dos Santos, Cíntia Mercês Souza, Taiala Almeida Santos, Taiala Almeida Santos, and Débora Abdalla Santos. 2017. Contribuições da Extensão Universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de Computação. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação (São Paulo, SP, Brasil) (WEI 2017). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wei.2017.3554
Débora Abdalla Santos, Juliana Maria Oliveira dos Santos, and Emilly Tifanny Santos Conceição de Oliveira. 2022. MOOC Internet e Informação: entrelaçando ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à desinformação em rede. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação (Niterói, RJ, Brasil) (WEI 2022). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 157-168. https://doi.org/10.5753/wei.2022.223364
Débora Zumpichiatti, Gabriel SantClair, João Victor Moreira, Janaina Gomide. 2021. Um Relato Sobre a Experiência de Ensino de Programação para Crianças e Jovens de Forma Remota. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (online) (WEI 2021). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 161-170. https://doi.org/10.5753/wei.2021.15907
Marco Antonio Augusto de Andrade, Gilberto Pereira da Silva, and Flávio de Almeida Andrade Lico. 2021. Uso de Fábricas de Software como componente curricular integrador em um Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (online) (WEI 2021). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 191-197. https://doi.org/10.5753/wei.2021.15910
Ana Luísa V. Solórzano, Andrea S. Charão, and Patrícia P. Barcelos. 2016. Experiências de Criação de Aplicativos Móveis com Alunos do Ensino Fundamental e Médio. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (Porto Alegre, RS, Brasil) (WEI 2016). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 2136-2145. https://doi.org/10.5753/wei.2016.9657
Carina Machado de Farias, Anderson S. de Oliveira, and Everton Dias de A. Silva. 2018. Uso do Scratch na Introdução de Conceitos de Lógica de Programação: relato de experiência. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal, RN, Brasil) (WEI 2018). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wei.2018.3491
Milena de Oliveira, Anderson de Souza, Aline Ferreira, and Emanoel Barreiros. 2014. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação (Brasília, DF, Brasil) (WEI 2014). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 239-248. Retrieved December 26, 2022 from https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10978
Nádia L. A. Alexandrino, Carlos A. Silva, Cristiane N. Targa, and Daniel B. F. Conrado. 2021. PS4W: Programa de Inclusão Jovem e Feminina na Área Tecnológica. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Online) (EduComp). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 204-210. https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14486
Marco Antônio Milaneze Oliari, José Jorge Moutinho Uliana, Mirelly Micaella da Silva, Beatriz Matias Santana Maia, Thiago Tineli Paiva, Roberta Lima Gomes, Patricia Dockhorn Costa, and Rodrigo Laiola Guimarães. 2021. Introcomp: Reflexões de uma Década de Desafios e Conquistas no Ensino de Programação para a Rede Pública de Ensino. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (online) (EduComp). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14483
Aline Vieira de Mello and Amanda Meincke Melo. 2017. Interações dialógicas: ações extensionistas das engenharias e da computação com a sociedade. EDIURCAMP, Bagé, RS, Brasil, Name of chapter: Programa C - Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade, Colaboração, 11-30.
Amanda Meincke Melo. 2020. Programa de Extensão TRAMAS. In CiênciAção, ano 0, September 18, 2020. Retrieved December 26, 2022 from [link]
Amanda Meincke Melo and Maria Cristina Graeff Wernz. 2018b. Informática Educativa em uma Escola do Campo: resultados da colaboração entre a Escola Arthur Hormain e a UNIPAMPA. UNIPAMPA, Alegrete, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from [link].
Stephanie da Silva Ribeiro and Amanda Meincke Melo. 2017. Um Método para o Desenvolvimento de Software com Criança Utilizando o Ambiente Scratch. In Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Recife, PE, Brasil) (SBIE 2017). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 1027-1036. Retrieved December 26, 2022 from http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/7631
Igor A. Oliveira and Amanda Meincke Melo. 2020. ParecerEdu: um Aplicativo para Apoio à Elaboração de Pareceres nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (online) (SBIE 2020). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 672-681. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.672
Lucas Martins, Amanda Meincke Melo, João Pablo Silva, Aline Vieira De Mello. 2017. Gera 2016: Identificando os Problemas da Comunidade do Município de Alegrete. In Anais do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Santana do Livramento, RS, Brasil) (9º SIEPE). v. 9. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/86087
Marcus Vinicius Norberto Jácome, Renaro Matos Santos, Aline Vieira De Mello, Amanda Meincke Melo, and João Pablo Silva. 2017. Resolvendo Problemas da Comunidade através de Tecnologias Computacionais. In Anais do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Santana do Livramento, RS, Brasil) (9º SIEPE). v. 9. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/86099
Juliana Mareco Medeiros and Aline Vieira De Mello. 2019. REUNI: Divulgação de Eventos Culturais. In Anais do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Santana do Livramento, RS, Brasil) (9º SIEPE). v. 9. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/107806
Isadora Garcia Ferrão, Aline Vieira de Mello, and Amanda Meincke Melo. 2017. Gurias na computação: fortalecendo e incentivando a participação feminina no ensino superior. In Anais do XI Women in Information Technology (São Paulo, SP, Brasil) (WIT 2017). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. https://doi.org/10.5753/wit.2017.3406
Amanda Meincke Melo, Aline Vieira de Mello, Letícia Gindri, and Alice Finger. 2021b. (Des)fazendo saberes na fronteira: lutas e re-existências. Evangraf, Porto Alegre, RS, Brasil, Name of chapter: Gurias na Computação, 54-71.
Aline Vieira de Mello, Amanda Fagundes Gobus Lopes, and Igor Ademilson de Oliveira. 2019. Motus #2: Espalhando amor através da Literatura. In Anais do 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Florianópolis, SC, Brasil) (37º SEURS). Florianópolis, SC, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199036
Amanda Meincke Melo, Diuli Bast Kuhn, Merlen da Luz Alves, and João Vitor Carvalho. 2021a. TRAMAS: Tecnologia, Responsabilidade, Autoria, Movimento, Amorosidade e Sociedade. In Anais do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (online) (39º SEURS). Santa Maria, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://ufsm.br/r-346-6771
Amanda Meincke Melo, Thayná Souza Braz Ogliari, Merlen da Luz Alves, and Kézia Letícia da Silva Lôbo. 2021c. Sarau de Literatura Lusófona: uma experiência literária online. In Extensio, v. 18, n. 39, 129-142. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e77276
Unipampa - Universidade Federal do Pampa. 2020. Engenharia de Software - Projeto Pedagógico de Curso - Campus Alegrete. Versão 2018, atualização 2020. Retrieved December 26, 2022 from https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/100
Unipampa - Universidade Federal do Pampa. 2019. Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado. Versão 2019. Retrieved December 26, 2022 from https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/97
Érico Amaral, Diego Kreutz, Ewerton R. Andrade, and Roben Castagna Lunardi. 2021. UniHacker: Fundamentos de Segurança I. EDIURCAMP, Bagé, RS, Brasil. Retrieved December 26, 2022 from https://unihacker.club/ebook_01.pdf
Johnnie Menges Giacomelli, Aline Vieira de Mello, Jean Cheiran, and Miguel Julio Zinelli da Costa Junior. 2020. Desenvolvimento e Avaliação de Jogos para a Inclusão Digital de Pessoas Idosas. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (online) (SBIE 2020). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 391-400. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.391
Mauricio El Uri, Luciano Vargas, and Diego Kreutz. 2021. e-certsDS: certificados eletrônicos com assinatura digital. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileira em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (online) (SBSeg). Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil, 66-73. https://doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2021.17341