Um Recurso Didático de Computação para Crianças Baseado no Estilo de Aprendizagem

Resumo


O ensino de Computação na Educação Básica é permeado por diferentes desafios, dentre eles, recursos didáticos que atendam às especificidades dos estudantes. Assim, neste artigo é proposto um recurso intitulado “Caça ao Conhecimento” que incorpora habilidades do 6º ano do Ensino Fundamental previstas no complemento de Computação à BNCC e considera os estilos de aprendizagem dos estudantes. Para seu desenvolvimento, uma pesquisa em campo foi realizada em uma Unidade de Tecnologia que atende escolas municipais e a comunidade em seu entorno com cursos de Computação e Tecnologia. Os dados coletados possibilitaram o entendimento das necessidades do público-alvo e guiaram a concepção do recurso proposto. Além disso, técnicas de Design Thinking foram aplicadas, assim como incorporados os estilos de aprendizagem de Felder-Silverman na proposta. O recurso resultante dispõe de atividades desplugadas e a sua não linearidade concede autonomia a docentes e estudantes no desenvolvimento de habilidades de Computação, em especial, do Pensamento Computacional.

Palavras-chave: Educação de Computação, Pensamento Computacional, Estilo de Aprendizagem, Material Didático, Ensino Fundamental

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Publicado
22/04/2024
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RAMOS, Cláudia Eduarda de Moura; DE FRANÇA, Rozelma Soares. Um Recurso Didático de Computação para Crianças Baseado no Estilo de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 346-356. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237516.