Um Recurso Didático de Computação para Crianças Baseado no Estilo de Aprendizagem
Resumo
O ensino de Computação na Educação Básica é permeado por diferentes desafios, dentre eles, recursos didáticos que atendam às especificidades dos estudantes. Assim, neste artigo é proposto um recurso intitulado “Caça ao Conhecimento” que incorpora habilidades do 6º ano do Ensino Fundamental previstas no complemento de Computação à BNCC e considera os estilos de aprendizagem dos estudantes. Para seu desenvolvimento, uma pesquisa em campo foi realizada em uma Unidade de Tecnologia que atende escolas municipais e a comunidade em seu entorno com cursos de Computação e Tecnologia. Os dados coletados possibilitaram o entendimento das necessidades do público-alvo e guiaram a concepção do recurso proposto. Além disso, técnicas de Design Thinking foram aplicadas, assim como incorporados os estilos de aprendizagem de Felder-Silverman na proposta. O recurso resultante dispõe de atividades desplugadas e a sua não linearidade concede autonomia a docentes e estudantes no desenvolvimento de habilidades de Computação, em especial, do Pensamento Computacional.
Referências
MEC. Normas sobre Computação na Educação Básica –Complemento à BNCC 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Tim Bell, Ian H. Witten and Mike Fellow. 2015. An enrichment and extension programme for primary-aged students. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Valente, José Armando, and Fernando José De Almeida.
Eduardo O C Chaves.TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O FUTURO DA ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 1998. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Santana A, B. L.; Araújo, L. G. J.; Bittencourt, R. A. Computação e Sociedade : Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor, 2020. 150p. ISBN 978-65-901321-6-1. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Santana, B. L.; Araujo, L. G. J.; Bittencourt, R. A. Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Hwang, Dae-Yeop, and Robin K. Henson. A Critical Review of the Literature on Kolb 's Learning Style Inventory with Implications for Score Reliability. 2002. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
BEACHAM, N. A. et al. Media Combinations and Learning Styles: A Dual Coding Approach. 2002.Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Capraro, Robert M.Capraro, Mary Margaret. Myers-briggs type indicator score reliability across: Studies a meta-analytic reliability generalization study. Educational and Psychological Measurement, v. 62, n. 4, p. 590-602, 2002.Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Imagem Felder-Silverman. Jorge, Antonio e Hugo. São Paulo, Brazil Disponível em DOI: 10.1590/S0034-75902013000500005
Sobrinho, M. C.; Lima, C., P. Captação De Sinais Corporais E Sua Relação Com A Emoção Na Aprendizagem. Revista Sodebras, v. 14, n. 168, p. 5-10, dez. 2019.. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Shannon, E., & David, S. B. (2012). Learning style and its importance in Education. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Adkins, D., & Guerreiro, M. (2018). Learning styles: Considerations for technology enhanced item design. British Journal of Educational Technology, 49(3), 574–583. Disponível em: DOI: 10.1111/bjet.12556. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Felder, R., Silverman, L.: Learning and Teaching Styles.1988. Disponível em: [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Graf, S; Violada, S. R; Leo, T; Kinshuk. In-depth analysis of the Felder-Silverman learning style dimensions. Journal of Research on Technology in Education, v. 40, n. 1, p. 73-93, 2007. Disponível em: [link] Acesso em Acesso em 10 de outubro. 2023.
Kolb, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984. 256 p. Disponível em: [link] Acesso em 10 de outubro. 2023.
Kayes, D. C. Experiential learning and its critics: preserving the role of experience in management learning and education. Academy of Management Learning & Education, v. 1, n. 2, p. 137-149, 2002.Disponível em: [link] Acesso em 10 de outubro. 2023.
Ramos, C. Material didático - Caça ao conhecimento. 2023 Disponível em: [link]
de Araújo, M. A. L. (1999). ABORDAGEM HOLÍSTICA NA EDUCAÇÃO. Sitientibus,1999. Disponível em: [link] Acesso em 10 de outubro. 2023.
Wing, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM. 2006. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Romiszowski, A.; Romiszowski, L.Retrospectiva e Perspectivas do Design Instrucional e Educação a Distância: análise da literatura. 2005. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Werlich, C., Torrá, L. F., Crema, C., Gasparini, I., & Kemczinski, A. (2019, Novembro). Objetos de Aprendizagem Plugados e Desplugados: um estudo de caso com ordenação alfabética. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Pelizzari, Adriana, et al. Moreira, M.A. O que é, afinal, aprendizagem significativa?. 2012. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Aguiar, J. J. B. (2023, August). Ética em Computação: uma experiência de ensino-aprendizagem durante a pandemia. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 88-99). SBC.Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Zanetti, H. A. Borges, M. A., Ricarte, I. L. A Teoria de Aprendizagem Significativa no Ensino de Programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. 2022.Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.
Lyra, K., & Isotani, S. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. 2017. Disponível em [link]. Acesso em 10 de outubro. 2023.